plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LEVANTAMENTO

Novo coronavírus é identificado em 77% das amostras analisadas no Oeste do Pará

Levantamento foi feito pelo Laboratório de Biologia Molecular que quer acelerar a identificação da doença na região.

Imagem ilustrativa da notícia Novo coronavírus é identificado em 77% das amostras analisadas no Oeste do Pará camera O Labimol também fará parte do Sistema de Vigilância Genômica, que tem como objetivo monitorar os vírus em circulação e identificar as variantes por meio do sequenciamento genético de amostras. | Marcelo Seabra/Agência Pará

O Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) identificou em levantamento que 77% das amostras coletadas em municípios da região Oeste são positivas para o novo coronavírus, causador da Covid-19.

A unidade foi reativada pelo Governo do Pará em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Desde a reabertura, no final do último mês de fevereiro, até esta sexta-feira (12), o Laboratório de Biologia Molecular analisou 500 amostras e, deste total, 385 positivaram para Covid. O Labimol visa acelerar o atendimento aos municípios do Oeste do Estado na identificação de casos de Covid.

“O resultado demonstra o alto índice da contaminação da Covid-19 em Santarém e nos diversos municípios da região Oeste do Pará. Esse número é preocupante e demonstra que a doença está descontrolada na nossa região. Na primeira onda este percentual era de cerca de 40%, e agora na segunda onda já iniciamos o Laboratório com esse percentual de 77%. É um percentual muito elevado”, afirma o professor da Ufopa e coordenador do Labimol, Marcos Prado.

Novo coronavírus é identificado em 77% das amostras analisadas no Oeste do Pará
📷 |Marcelo Seabra/Agência Pará

“O resultado demonstra o alto índice da contaminação da Covid-19 em Santarém e nos diversos municípios da região Oeste do Pará. Esse número é preocupante e demonstra que a doença está descontrolada na nossa região. Na primeira onda este percentual era de cerca de 40%, e agora na segunda onda já iniciamos o Laboratório com esse percentual de 77%. É um percentual muito elevado”, explica.

Resultado on-line - O Laboratório de Biologia Molecular segue os protocolos de biossegurança do Laboratório Central do Estado (Lacen). Após as análises, em um intervalo de até 24 horas, o resultado é disponibilizado pelo Labimol no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Labimol também fará parte do Sistema de Vigilância Genômica, que tem como objetivo monitorar os vírus em circulação e identificar as variantes por meio do sequenciamento genético de amostras.

No espaço serão desenvolvidas pesquisas para identificar a transmissão e propagação do novo coronavírus em alta escala. Serão analisadas amostras em esgotos residenciais e industriais, além de balneários e praias da região.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias