plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ACABOU A PANDEMIA?

Alter do Chão tem aglomeração de banhistas sem máscaras

Um dos destinos turísticos mais importantes da Amazônia, Alter do Chão, no baixo Tapajós, teve o último domingo (16) marcado por aglomerações na vila e nas praias, de banhistas sem máscaras e desrespeitando todas as medidas de segurança em combate a pande

Imagem ilustrativa da notícia Alter do Chão tem aglomeração de banhistas sem máscaras camera Alter do Chão votou a ser um dos destinos mais procurados. O problema tem sido a aglomeração de banhistas sem máscaras. | Reprodução

Um dos destinos turísticos mais importantes da Amazônia, Alter do Chão, no baixo Tapajós, teve o último domingo (16) marcado por aglomerações na vila e nas praias, de banhistas sem máscaras e desrespeitando todas as medidas de segurança em combate a pandemia de Covid-19. As informações são do portal O Estado Net e do Jornalistas Livres.

No dia 21 de julho, mesmo com o número de casos e mortes, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM-PA), que também é médico, decidiu liberar o acesso às praias do município. O turismo voltou a crescer na região, assim como a irresponsabilidade de muitas pessoas que visitavam o balneário.

Enquanto a maioria dos moradores, que atuam no setor de turismo, utilizava máscaras e álcool em gel, a maior parte dos turistas, vindos principalmente de Santarém, protagonizou aglomerações, sem o uso de máscara, sem qualquer cuidado, como se a pandemia já tivesse acabado.

Ver esta publicação no Instagram

Neste domingo (16), em um dos mais importantes destinos turísticos da Amazônia Brasileira, a impressão que se teve foi de que não existe mais pandemia. Turistas sem máscara, aglomerados, protagonizaram um deprimente espetáculo de falta de empatia e desrespeito com os moradores de Alter do Chão, balneário localizado no baixo Tapajós, no município de Santarém-PA. Alter do Chão, vila situada na margem direita do rio Tapajós, tem uma beleza de tirar o fôlego, e já foi eleita a mais bela praia (na verdade, a vila abriga diversas praias) de água doce do mundo. A primeira morte indígena confirmada de covid-19 no país ocorreu justamente em Alter do Chão, no dia 19 de março deste ano. A prefeitura de Santarém imediatamente decretou o fechamento das praias do município e, prontamente, a comunidade de Alter do Chão, em sua maioria formada por indígenas Borari, entendeu o recado e fez um eficiente isolamento social. Os serviços de turismo pararam, e muitas famílias se refugiaram no interior, distantes das praias. Enquanto isso, os casos e mortes confirmadas por covid-19 explodiram na cidade de Santarém, um dos polos econômicos mais importantes do Pará. Resultado: rapidamente, as vagas em UTIs, para tratamento dos casos graves, se esgotaram. Apesar disso, muitos turistas, vindos de Santarém, continuaram a manter suas rotinas de visitar Alter do Chão nos finais de semana, desrespeitando o decreto municipal de fechamento das praias. Foi então que os moradores da vila, através de conselhos comunitários, pediram à prefeitura a decretação de lockdown no balneário. Uma barreira foi montada na estrada que liga a cidade de Santarém a Alter do Chão. A medida deu certo, e a covid-19 não se espalhou pela famosa vila. Até hoje, apenas uma morte confirmada, causada pela doença que já deixou quase 110 mil mortos no país, sem que o governo Bolsonaro tome qualquer medida eficaz no combate à pandemia. Pelo contrário, sabota, a todo instante, a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde: o isolamento social, além de criar atritos políticos com governadores, tentando impedir às ações estaduais. Matéria completa no link dos stories. Fotos: @leonardomilano /Jornalistas Livres

Uma publicação partilhada por Jornalistas Livres (@jornalistaslivres) a

PANDEMIA

A primeira morte por Covid-19 confirmada em Alter do Chão foi registrada no dia 19 de março. A vítima, uma indígena. A prefeitura de Santarém imediatamente decretou o fechamento das praias do município e, prontamente, a comunidade, em sua maioria formada por indígenas Borari, entendeu o recado e fez um eficiente isolamento social.

Os serviços de turismo pararam e muitas famílias se refugiaram no interior, distantes das praias. Enquanto isso, os casos e mortes por Covid-19 explodiram em Santarém. Resultado: rapidamente, as vagas em UTIs, para tratamento dos casos graves, se esgotaram.

Apesar disso, muitos turistas, continuaram a manter suas rotinas de visitar Alter do Chão nos finais de semana, desrespeitando o decreto municipal de fechamento das praias. Foi, então, que os moradores da vila, através de conselhos comunitários, pediram à prefeitura a decretação de lockdown no balneário. Uma barreira foi montada na estrada que liga a cidade de Santarém a Alter do Chão.

A medida deu certo e o vírus não se espalhou pela vila. Até hoje, apenas uma morte confirmada, causada pela doença que já deixou quase 110 mil mortos no país.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias