plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COVID-19

Santarém amplia leitos de UTI e recebe equipamentos 

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, recebeu do Governo do Estado do Pará, oito respiradores, oito monitores cardíacos e 32 bombas de infusão. Com os equipamentos, o hospital pode aumentar de 27 para 35 o número de leitos na Unidade

Imagem ilustrativa da notícia Santarém amplia leitos de UTI e recebe equipamentos  camera Com os equipamentos, o hospital pode aumentar de 27 para 35 o número de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes em tratamento da Covid-19. | Divulgação

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, recebeu do Governo do Estado do Pará, oito respiradores, oito monitores cardíacos e 32 bombas de infusão. Com os equipamentos, o hospital pode aumentar de 27 para 35 o número de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes em tratamento da Covid-19.

Santarém amplia leitos de UTI e recebe equipamentos 
📷 |

O hospital além de ser referência no tratamento de casos de Covid-19 é também considerado um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil. Ao todo, possui 153 leitos e, com as adequações feitas, conta agora com 49 leitos exclusivos para atendimento dos casos relacionados à doença.

Para Hebert Moreschi, diretor hospitalar do HRBA, os investimentos no atendimento são primordiais para o enfrentamento dos casos do novo coronavírus.

“Sabemos que a contaminação do coronavírus está se expandindo e o objetivo é reforçar o enfrentamento. Os equipamentos já foram montados nos leitos, e esta semana ainda serão disponibilizados para fortalecer a assistência a quem precisar. Importante ressaltar que é uma responsabilidade dividida, pois a população precisa cumprir as regras dos órgãos de saúde para que esses leitos não precisem ser usados. O melhor caminho é a prevenção”, afirma.

Já o secretário regional do Governo do Pará, Henderson Pinto, reforçou a importância do apoio entre órgãos públicos.

"Os aparelhos foram adquiridos pelo Governo do Pará, por meio de articulação com o Ministério da Saúde. Esse é o espírito, uma união de forças para combater essa pandemia. Com esta entrega, fortalecemos os leitos do Hospital Regional, e assim, possibilitando salvar mais vidas”, diz.

44 pacientes recuperados

Até a manhã de ontem (26), o HRBA, já alcançou a marca de 44 pacientes recuperados após internação relacionada ao novo coronavírus.

Desde o início de fevereiro, quando o assunto começou a tomar relevância no País e, após ser escolhido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e Ministério da Saúde como unidade de referência para atendimentos de Covid-19, uma série de precauções necessárias foram tomadas antecipadamente.

No dia 7 de fevereiro, realizou o primeiro treinamento com a equipe assistencial, simulando a chegada de paciente com suspeita de infecção grave. Os colaboradores foram orientados sobre a identificação de caso suspeito, fluxograma de recebimento de pacientes e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O Regional já realizou a instalação de tendas ao ar livre no jardim do hospital, para evitar aglomerações nas recepções do ambulatório de consultas, ambulatório oncológico, acolhimento e na hemodiálise, além da instalação de nove pias externas, para estimular usuários à importante tarefa de higienizar as mãos corretamente, antes de entrar no hospital, e espalhou dispensadores de álcool em gel por pontos estratégicos da unidade.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias