plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BRIGADISTAS

Polícia devolve documentos de ONG do Pará, mas computadores ficam apreendidos

A Polícia Civil do Pará começou, nesta quinta (27), a devolver os documentos que foram apreendidos na ONG Projeto Saúde e Alegria há mais de 30 dias. A entidade afirma, porém, que seu trabalho continua prejudicado porque os computadores levados ainda

Imagem ilustrativa da notícia Polícia
devolve documentos de ONG do Pará, mas computadores ficam apreendidos camera Reprodução/Instagram

A Polícia Civil do Pará começou, nesta quinta (27), a devolver os documentos que foram apreendidos na ONG Projeto Saúde e Alegria há mais de 30 dias. A entidade afirma, porém, que seu trabalho continua prejudicado porque os computadores levados ainda não foram devolvidos.

Os equipamentos foram levados da ONG –uma das mais reconhecidas da região, ganhadora de prêmios por sua atuação na Amazônia, inclusive o recente Prêmio Melhores ONGs do Brasil, e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais– no mesmo dia em que quatro brigadistas de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, foram presos sob acusação de terem participado de incêndios na região.

Como a Folha de S.Paulo mostrou, o inquérito que levou às prisões de Daniel Gutierrez Govino, João Victor Pereira Romano, Gustavo de Almeida Fernandes e Marcelo Aron Cwerner não apresentava provas de crime por parte dos brigadistas.

Após manifestação do Ministério Público Federal (MPF) e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o juiz Alexandre Rizzi, titular da vara criminal de Santarém, soltou os brigadistas. Um dia antes o mesmo juiz havia negado a liberdade deles durante a audiência de custódia.

Em 20 de dezembro, a Polícia Civil do Pará indiciou os quatro brigadistas e outra pessoa pelo fogo em Alter do Chão.

No inquérito do caso, como também mostrou a Folha, não há nenhuma acusação formal contra a ONG Saúde e Alegria que justificasse a apreensão.

"Embora impedida de executar algumas atividades programadas em meio à situação caótica em que fomos colocados, nossa heroica equipe conseguiu manter os principais compromissos e benefícios diretos às comunidades neste final de ano, com destaque para a Jornada Cirúrgica de 2019, capacitações diversas, obras para implantação de infraestrutura de saneamento básico e de abastecimento de água encanada, entre outros benefícios", diz, em nota, a ONG.

A entidade, que diz já ter passado por auditorias de órgãos públicos, anunciou que adiantará sua auditoria anual independente e que contratará um segundo serviço externo para analisar detalhadamente o material que foi apreendido pela polícia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias