plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ESPÉCIE AMEAÇADA

Boto recém-nascido é resgatado às margens do rio em Santarém

Um filhote de boto tucuxi foi encontrado machucado na manhã deste sábado (14) às margens do rio Tapajós, próximo ao porto da cidade de Santarém, no oeste do Pará. As informações são da equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma

Imagem ilustrativa da notícia Boto recém-nascido é resgatado às margens do rio em Santarém camera Na lista de animais ameaçados do Brasil, o Tucuxi é uma espécie classificada como "Quase Ameaçada" | Semma/Santarém

Um filhote de boto tucuxi foi encontrado machucado na manhã deste sábado (14) às margens do rio Tapajós, próximo ao porto da cidade de Santarém, no oeste do Pará. As informações são da equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que fez o resgate após encontrar o animal por intermédio da Guarda Portuária.

Animal foi resgatado pelas equipes da Semma, Corpo de Bombeiros e ZooUnama
📷 Animal foi resgatado pelas equipes da Semma, Corpo de Bombeiros e ZooUnama |Semma/Santarém

“Ele estava, aparentemente, machucado. Essa espécie, o boto tucuxi, nunca foi resgatada. Não há registros desse animal em cativeiro no Brasil. Ele tem uma alimentação ainda pouco estudada e é muito complexo quando vem para o cativeiro”, informou o chefe de fiscalização da Semma, Arlen Lemos. “Na lista de animais ameaçados do Brasil, a espécie é classificada como ‘Quase Ameaçada’”, ressaltou.

Vídeos mostram o momento em que o animal de 90 centímetros e pesando oito quilos é resgatado. Agitado na beira do rio, o filhote é cuidadosamente levantado e colocado para dentro de uma caixa d’água, onde permaneceu até ser devidamente medicado e acompanhado por médicos e veterinários.

“O animal está sob os cuidados dos técnicos do ZooUnama, o estado dele é saudável, mas está com ferimentos no bico. Ele foi encontrado ainda com cordão umbilical, que já foi retirado. Por hora, ele é alimentado através de sonda. A nossa luta é salvar a vida desse animal e devolver à natureza assim que possível”, explica a veterinária do ZooUnama, Iane Posiadlo, que destaca o resgate inédito na região. “Nunca aconteceu da Semma resgatar um filhote de boto ou do zoológico receber esse animal. Pela primeira vez, nós vivemos essa experiência”.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias