plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AVANÇOS NA SAÚDE

Hospital de Santarém realiza procedimento oncológico raro no país

Ao retornar ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) para uma consulta, Márcia Érica Magalhães de Sousa, 43, foi tomada pela emoção. Ela fez questão de abraçar e agradecer aos profissionais que fizeram parte do seu tratamento contra o câncer, descobe

Imagem ilustrativa da notícia Hospital de Santarém realiza procedimento oncológico raro no país camera Reprodução

Ao retornar ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) para uma consulta, Márcia Érica Magalhães de Sousa, 43, foi tomada pela emoção. Ela fez questão de abraçar e agradecer aos profissionais que fizeram parte do seu tratamento contra o câncer, descoberto após uma gestação de risco. “É um renascimento. Confesso que passei por um milagre, não tem outra palavra para resumir o que aconteceu”, conta, emocionada.

O drama começou em 2017, com uma gestação marcada por muitas dores. À época, a explicação era por conta da gravidez de risco, quando ela estava com 41 anos de idade. Com o passar do tempo, as dores aumentaram, mesmo após o nascimento do filho. No final de 2018, seu quadro piorou. Depois de algumas suspeitas, inclusive problema renal, ela passou por uma cirurgia para retirada do apêndice. No entanto, durante o procedimento, foi verificado que o caso era grave: havia um tumor no local. Após a biópsia, Márcia soube que precisaria de tratamento oncológico.

Com o oncologista, iniciou uma investigação do caso. Ela passou por um novo procedimento para limpeza dos restos tumorais e avaliação do local para receber o tratamento adequado. Após essa avaliação, Márcia foi encaminhada ao Hospital Regional de Santarém, para ser submetida ao procedimento, que consiste em administrar quimioterapia altamente concentrada diretamente no abdômen, utilizando um perfusor, que auxilia na elevação da temperatura para 42°.

“A cirurgia é uma técnica de altíssima complexidade. Pouquíssimos centros no Brasil realizam essa cirurgia”, afirma o chefe da equipe, cirurgião oncológico Marcos Fortes.

“Quando eu acordei na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e me vi viva, a primeira coisa que me veio à mente foi agradecer a Deus. Eu tive uma nova chance, é uma oportunidade única de rever meus filhos. O meu medo não era morrer, era de deixá-los desamparados”, diz a paciente, que é mãe de dois meninos: Lucas, 8 anos, e Lorenzo, de 1 e 6 meses.

Ao longo desse tempo, Márcia recebeu todo o apoio da família e do marido, Valkir Sousa. “Meus irmãos foram meus anjos, junto com a equipe do hospital e o meu marido. Eles foram minhas fontes de luta e jamais me deixaram desistir”, agradece.

O cirurgião Marcos Fortes comemora os resultados alcançados. “A cirurgia foi um sucesso! A possibilidade de cura é acima de 80%, isso é muito bom”, afirma. O tratamento de Márcia, agora, resume-se a consultas de acompanhamento para monitorar se haverá o retorno do tumor.

Avanços na saúde

Em fevereiro deste ano, o Hospital Regional do Baixo Amazonas – que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – realizou a primeira cirurgia de perfusão de membros da Região Norte do Brasil.

O procedimento teve como objetivo isolar a circulação sanguínea da perna da paciente do restante do corpo, para que ocorresse a aplicação do quimioterápico. A temperatura do membro também foi elevada (próxima aos 40°) para obter uma resposta mais rápida. Com o procedimento, foi possível reduzir o tamanho do tumor e retirá-lo, posteriormente.

O Hospital Regional de Santarém atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Norte do País, o hospital avança em serviços de saúde, com a implantação de programas de transplantes renais, cirurgias cardíacas e a consolidação do tratamento oncológico. A unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias