plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
RESPOSTA

Arquidiocese diz que não convidou Bolsonaro para o Círio

Manifesto das autoridades religiosas é reflexo da vinda do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Belém para participar do Círio Fluvial

Imagem ilustrativa da notícia Arquidiocese diz que não convidou Bolsonaro para o Círio camera O presidente veio ao Pará cumprir agenda política antes do segundo turno das eleições 2022 | Reprodução

Neste sábado (8), os devotos de Nossa Senhora de Nazaré participam de uma das maiores romarias que contemplam a programação do Círio: o Fluvial. A procissão consiste na Imagem peregrina sendo levada até o distrito de Icoaraci, em Belém, seguindo por um extenso trajeto pela Baía do Guajará até a escadinha da Estação das Docas.

+ PA: órgãos estaduais terão ponto facultativo na segunda (10)

+ Veja como ficará o trânsito na Motorromaria e no Pavulagem

Participar dessa e de tantas outras romarias do Círio se tornou mais especial para os paraenses, especialmente no contexto pós pandemia da Covid-19, que impossibilitou a realização do manifesto religioso por dois anos.

Campanha política

É de se imaginar que, em meio a tantas expectativas, um número maior de figuras artísticas e até políticas viessem a Belém para a celebração. Entre esses nomes está o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que acabou provocando mal-estar entre os devotos e dividindo opiniões entre os demais.

A equipe de campanha do candidato confirmou sua participação no Círio Fluvial, o que não foi bem recebido. Muitos afirmam que se trata de uma vinda “eleitoreira”, motivando também posicionamentos do governador Helder Barbalho (MDB) e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL).

Segundo a equipe do presidente, Bolsonaro deverá participar do Círio Fluvial no navio da Marinha “Garnier Sampaio”, o mesmo que recebe a Imagem para cumprir o trajeto pelos rios. Um gesto considerado “raro” na arquidiocese.

Cabe ressaltar que Bolsonaro não está no Estado com agenda oficial de presidente, já que não foi atendida a imprensa através de assessoria de credenciamento, o que sempre ocorre em agendas oficiais.

O ex-presidente Lula, que disputa o segundo turno com Bolsonaro, já havia afirmado que não compareceria ao Círio este ano para evitar uso político de um evento religioso.

Arquidiocese de Belém se manifesta

No final da noite de hoje (7), após ampla repercussão, inclusive da comunidade católica, e com uma certa demora, a Arquidiocese de Belém falou sobre o assunto em nota assinada por dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano. Primeiro, negou que ela e a Diretoria da Festa de Nazaré tenham feito qualquer convite e reforçou que a condução da Imagem Peregrina cabe unicamente ao Arcebispo de Belém.

+ Paraenses acusam Bolsonaro de vinda "eleitoreira" ao Círio

Confira a nota na íntegra:

O Círio de Nazaré é um evento da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Arquidiocese de Belém, com todas as atividades que lhe são características.

Tomamos conhecimento da presença do senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial.

Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal. Entretanto reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil o acesso à referida embarcação.

Comunicamos ainda que cabe ao Arcebispo de Belém a condução da Imagem Peregrina em todas as etapas de embarque e desembarque do Garnier Sampaio.

Temos o dever de observar a plena liberdade de qualquer cidadão ou cidadã de participar dos eventos do Círio de Nazaré. Todavia, não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio.

Desejamos a todos os participantes um Feliz Círio a ser celebrado em clima de paz e serenidade.

Marinha do Brasil responde questionamentos

O DOL procurou a Marinha do Brasil, apontada pela Arquidiocese como responsável por conferir o acesso à embarcação Garnier Sampaio, e questionou se o presidente estará, de fato, participando da romaria no referido navio e se foi feito algum convite.

Sem responder as perguntas, a instituição se limitou a pedir que a Redação entrasse em contato com a Secretaria de Comunicação da Presidência.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias