plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
INVESTIGAÇÕES

Renan Calheiros será o relator da CPI da pandemia; assista!

CPI investigará ações do governo federal no combate à covid-19, com foco especial no Amazonas; repasses a estados também serão investigados

Imagem ilustrativa da notícia Renan Calheiros será o relator da CPI da pandemia; assista! camera Reprodução

Quase 400 mil brasileiros já morreram em decorrência da pandemia do novo coronavírus, declarada há pouco mais de um ano pela OMS. Desde o início da pandemia, o país já teve quatro ministros da saúde. O presidente da república, Jair Bolsonaro, em inúmeras manifestações públicas, negou a importância da vacinação, defendeu tratamentos sem eficácia comprovada, questionou o uso da máscara e das medidas de distanciamento social.

Exatamente 399 dias após o fatídico discurso em cadeia nacional, no qual Bolsonaro classificou a Covid-19 como uma "gripezinha", será instalada hoje (27), no Senado, a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia, bem como aplicação de recursos da União transferidos para estados, Distrito Federal e municípios para essa finalidade.

A reunião será no formato semipresencial por decisão do presidente do senado, Rodrigo Pacheco (Democratas), já que não há previsão no Regimento Interno da Casa sobre o funcionamento de CPIs. Depois de mais de duas horas de debate os senadores finalmente elegeram Omar Aziz (PSD-AM) para a presidência da CPI da Covid. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é o vice-presidente da comissão. Aziz indicou Renan Calheiros (MDB-AL) como relator.

Logo na primeira reunião, prevista para iniciar às 10h, os Senadores deverão escolher o presidente, vice-presidente e relator da CPI. Embora os parlamentares possam se manifestar de forma virtual, à distância, a eleição do presidente e do vice-presidente, que é secreta, será restrita aos que comparecerem no plenário.

ACOMPANHE AO VIVO:

O único candidato já registrado para a presidência da comissão é o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), autor do requerimento que estendeu o foco de atuação da CPI. O senador Omar Aziz (PSD-AM) também deve concorrer ao cargo. As inscrições podem ser feitas até a hora da votação. Caberá ao presidente eleito a escolha do relator da CPI, que dará o tom das investigações a partir do seu plano de trabalho.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), como membro mais idoso entre os titulares da comissão, presidirá a reunião inaugural.

Depois da instalação e da escolha dos postos-chave, a CPI terá autonomia para decidir se os seus próximos compromissos serão presenciais, virtuais ou mistos. Rodrigo Pacheco, avalia que algumas atividades da comissão terão de ser realizadas exclusivamente em reuniões presenciais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias