plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Veja o perfil do general Eduardo Pazzuello que assume o Ministério da Saúde como interino 

Após médico Nelson Teich pedir demissão do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (15), o secretário-executivo da pasta, o general Eduardo Pazuello, assume interinamente o cargo.O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda não se pronunciou sobre sua d

Imagem ilustrativa da notícia Veja o perfil do general Eduardo Pazzuello que assume o Ministério da Saúde como interino  camera Valter Campanato/Agência Brasil

Após médico Nelson Teich pedir demissão do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (15), o secretário-executivo da pasta, o general Eduardo Pazuello, assume interinamente o cargo.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda não se pronunciou sobre sua decisão sobre o novo ministro do Ministério da Saúde, por outo lado, Eduardo Pazuello também é considerado por parte dos funcionários do Palácio do Planalto como possível substituto efetivo para comandar o ministério, mas enquanto isso, o general seguirá como ministro interino.

Dentre os companheiros de carreira do general, há quem ache que seria um erro político do presidente colocar um militar na Saúde, sem ser como interino. Quando assumiu o cargo de secretário executivo da pasta, Pazuello, afirmou para O Globo , que ficaria no cargo "até tudo se acalmar". Pazuello tem grande experiência na área de logística, mas "zero" em saúde segundo generais ouvidos pela coluna de Carla Araújo, no UOL .

O General nasceu no Rio de Janeiro e se formou na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1984. Ele realizou o curso de Comando e Estado-Maior no Exército, na academia, e o de política e estratégia aeroespaciais, na Força Aérea Brasileira (FAB). Também fez curso de paraquedista, sendo mestre de salto; salto livre e avançado de salto livre.

Pazuello já foi tenente e capitão em Manaus (AM) quando participou de Operações na Selva e comandou da 12ª Região Militar, no Amazonas. Começou a prestar serviços diretamente para o governo quando coordenou, em 2018, a Operação Acolhida, ação para receber refugiados da Venezuela que chegavam a Roraima.

Ele também já exerceu funções de Planejamento, Programação e Controle Orçamentário do Comando Logístico, comando da Base de Apoio Logístico do Exército e coordenação logística das Tropas do Exército Brasileiro que foram usadas durante o Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.

O interino possui medalhas do Pacificador, Exército de Serviço Amazônico, Ordem do Mérito Militar Grande Oficial, Mérito Aeroterrestre, Mérito Tamandaré, Ordem do Mérito Aeronáutico Cavaleiro e Distintivo de Comando Dourado.

O general já foi elogiado por membros militares do governo, como o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, que afirmou, ao UOL, que ele tem um currículo excelente. "Ele é excepcional em áreas de logísticas é conhecido por fazer acontecer".

Presidente dos Correios e general, Floriano Peixoto diz que o interino é "dotado de uma inteligência privilegiada e de uma capacidade de articulação invulgar". "Além dessas qualidades, trata-se de um oficial educado, integrador, metódico e extremante organizado, sendo, portanto, talhado para esse novo desafio".

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou, quando Pazuello foi nomeado secretário-executivo, que "ele é uma pessoa muito experiente nisso [logística]. É uma pessoa que vem trazendo contribuições num momento em que a gente corre contra o tempo".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias