plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Polícia investiga se partes do corpo encontradas são da mesma pessoa

Um caso macabro foi registrado na Região Metropolitana de Belém, ontem (17), onde partes de um corpo humano foram encontradas nos canais do Ariri, bairro do Una, e Água Cristal, no bairro da Marambaia. Apesar da semelhança na cor da pele e do tamanho, som

Um caso macabro foi registrado na Região Metropolitana de Belém, ontem (17), onde partes de um corpo humano foram encontradas nos canais do Ariri, bairro do Una, e Água Cristal, no bairro da Marambaia. Apesar da semelhança na cor da pele e do tamanho, somente um exame de DNA poderá dizer se os restos mortais são da mesma pessoa. A priori, está confirmado apenas que se trata de uma vítima do sexo masculino e – se confirmada que se trata ser a mesma pessoa – foi morta a tiros antes de ter o corpo esquartejado. Ainda não foi localizada a cabeça da vítima.

O caso, a priori, é investigado pela Divisão de Homicídios, mas os delegados Pery Neto (Seccional Marambaia) e Marcílio Diniz (Delegacia do Jaderlândia) também estiveram nos locais levantando informações para elucidar o crime. Os membros (braços e pernas) foram as primeiras partes encontradas.

Eles estavam no canal do Ariri, na Rodovia Transcoqueiro, bairro do Una. Por volta das 10h, uma guarnição do 6º Batalhão de Policiamento Militar foi acionada para atender uma ocorrência incomum na localidade. Segundo os moradores, um cachorro teria puxado o que seria um antebraço de uma pessoa e logo constataram que haviam várias outras partes de um corpo humano às margens do canal.

“Ainda não temos muitas informações sobre o caso, mas após a remoção, o próximo procedimento a ser tomado será para se identificar a vítima através das digitais ou de familiares que queiram fazer os exames de compatibilidade”, disse o delegado Marcílio Diniz, da Seccional do Jaderlândia, onde um boletim de ocorrência policial foi registrado. “Depois disso vamos instaurar o inquérito que deve apontar as causas do crime”, concluiu.

A cena do crime chamou a atenção de muitos curiosos, ninguém no local soube precisar o horário em que o corpo teria sido abandonado por ali. Nenhum morador alegou ter visto qualquer situação estranha durante a noite de quarta para quinta-feira, por exemplo.

Peritos do Instituto Médico Legal fizeram buscas na região na tentativa de localizar outros pedaços do corpo, contando inclusive com o auxílio do Corpo de Bombeiros. “Nós identificamos partes do tronco e membros. Agora esses pedaços serão levados ao IML. Caso alguém esteja procurando um parente ou queira fazer o exame de coleta de material genético, estamos aguardando”, ressaltou a perita criminal, Suely Ferreira.

CANAL ÁGUA CRISTAL

À tarde, moradores do bairro da Marambaia, entraram em contato com o Centro Integrado de Operações (Ciop) para comunicar que encontraram dentro de uma saca pedaços de um corpo humano. Uma equipe do corpo de Bombeiros foi até o local e constatou que se tratava do tórax de um homem.Policiais militares, equipes da Divisão de Homicídios e da Seccional da Marambaia se deslocaram até o local já com a suspeita de que o resto mortal poderia ser da mesma pessoa, cujos os membros foram encontrados pela manhã no canal em outro bairro.

Os policiais tentaram levantar informações sobre como este resto mortal teria ido parar naquele ponto do canal – se de repente teria sido arrastado pela correnteza ou se teria sido despejado (ou desovado) ali, sendo esta última a hipótese que melhor se encaixa nos fatos.

Contudo, muitas versões foram contadas pelos populares e a maioria delas foram descaradamente fantasiosas. Apenas um morador local disse ter visto um carro, durante a noite, estacionar às margens do canal e homens despejarem o saco no canal.

Imagens de câmeras de segurança instaladas na via ao longo do canal poderão ajudar nas investigações. Através dos vídeos os policiais poderão identificar os suspeitos de terem despejado os restos mortais no canal e qual o veículo eles teriam utilizado.

Os peritos criminais destacaram que o tórax da vítima apresentava duas perfurações de arma de fogo. Não era possível informar, no primeiro momento, há quanto tempo a vítima teria sido morta. Uma perita que participou do levantamento disse ainda que, a olho nu, os restos mortais aparentam ser da mesma pessoa, porém somente exames de DNA poderão confirmar isso.

(Foto: Mauro Angelo/Diário do Pará)

Vítima tinha tatuagem no tornozelo

Nenhum pertence da vítima foi localizado. Somente pedaços do corpo mesmo. No entanto, uma tatuagem – na qual está escrito Shangô - no tornozelo da vítima poderá ajudar na identificação sobre quem é a pessoa que teria sido morta e esquartejada ou de quem são estes restos mortais.

A tatuagem, na verdade, é uma frase ou expressão composta de duas palavras sendo que a primeira é de difícil compreensão sobre o que estava escrito.

Shangô - a segunda palavra tatuada - é, na verdade, um orixá que pode ser considerado uma espécie de deus da Justiça, dos raios e do fogo. Com isso, levanta-se a suspeita de que os restos mortais sejam de um homem adepto das religiões afro-brasileiras.

(Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

IML espera por familiares que possam fazer o reconhecimento

Em nota, o Instituto Médico Legal do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” confirmou que as partes de corpos humanos encontradas no canal do Ariri, na rodovia Transcoqueiro, no bairro do Una, e no canal Água Cristal, no bairro da Marambaia, deverão passar por exames de DNA para definir se são de uma mesma pessoa e também para possível identificação.

O IML destacou ainda que as partes distintas foram encontradas em lugares diferentes e por se tratar de um caso complexo, ainda é prematuro afirmar qualquer conclusão sem que os procedimentos operacionais padrões de identificação sejam aplicados.

Em função do cadáver estar sem identificação, a instituição está de portas abertas para pessoas que estiverem à procura de parentes desaparecidos possam verificar se reconhecem os restos mortais como sendo do familiar.

(Denilson D’almeida e Luiz Guilherme Ramos/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias