plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Violência contra a mulher: 39 pessoas vão para a cadeia

A Polícia Civil deflagrou ontem uma operação de combate à violência contra a mulher. A Operação Cronos foi articulada pelo Conselho Nacional das Polícias e realizada em todo o país, fazendo alusão aos 12 anos da Lei Maria da Penha, celebrados no m

A Polícia Civil deflagrou ontem uma operação de combate à violência contra a mulher. A Operação Cronos foi articulada pelo Conselho Nacional das Polícias e realizada em todo o país, fazendo alusão aos 12 anos da Lei Maria da Penha, celebrados no mês de agosto. Apenas em Belém, foram expedidos 122 mandados de prisão preventiva contra crimes de feminicídio, violência doméstica e descumprimento de medida protetiva.

Até o final da manhã de ontem, 27 pessoas haviam sido presas em Belém e outras 12 no interior do estado. Agora, a Polícia continua as buscas para cumprir os demais mandados expedidos. De acordo com a delegada Flávia Leal, diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis, a operação tem o objetivo de evitar que casos de violência doméstica evoluam ao pior, o feminicídio. “A operação tem também caráter pedagógico para os homens saberem que há punição e a mulher ver que a rede de proteção funciona”, explica a delegada.

O delegado Raphael Cecim, diretor da Polinter (Serviço de Polícia Interestadual), ressalta que a Operação Cronos contou com o envolvimento da Polícia Civil de todo o país. “Fazemos a verificação de todos os mandados desses tipos de casos e vemos os que ainda estão abertos para irmos atrás”, informa. Segundo ele, houve inclusive mandados expedidos em outros estados que foram cumpridos no Pará, já que o foragido tinha mudado de localização.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O delegado Aldo Botelho, diretor da Polícia Metropolitana, esclarece que nos últimos anos vem aumentando o número de denúncias de violência contra a mulher, mas isso não significa que o número de casos aumentou, mas, sim que as mulheres estão tendo mais coragem e confiança para denunciar à polícia. “A orientação é de que a mulher não espere pela segunda agressão. Na primeira oportunidade, ela deve denunciar para a Polícia agir e ela possa se proteger”, recomenda.

NACIONAL

Balanço da Operação Cronos, divulgado no fim da tarde de ontem contabiliza 1.027 pessoas presas e 75 adolescentes apreendidos em todo o país. Dentre os presos, 14 foram pela prática de feminicídio, 225 por homicídio, 143 por crimes relacionados a Lei Maria da Penha e 421 por crimes diversos. A operação foi deflagrada nesta manhã pela Polícia Civil de diversos estados e tem apoio do Ministério da Segurança Pública.

Segundo o Ministério da Segurança Pública, foram autuadas em flagrante 224 pessoas pelos delitos de tráfico de drogas e posse ou porte irregular de arma de fogo, entre outros crimes. Também foram apreendidas 66 armas de fogo e cerca de 150 quilos de drogas.

Mais de 6,6 mil policiais civis em todo o país estão participando das ações que visam a combater, principalmente, crimes de feminicídio e homicídio. O resultado final da operação será divulgado neste sábado (25). A Operação Cronos é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis. A ação foi definida em julho, durante reunião com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

As investigações também contaram com o apoio da coleta de material genético que deve chegar a um banco de dados até o fim do próximo ano com 130 mil DNAs coletados. “Quando ocorrer um estupro, um feminicídio, é possível fazer a comparação do material genético encontrado na cena do crime com os DNAs”, disse Jungmann. “Dá velocidade, precisão, e permite a elucidação de crimes.”

O nome da operação, Cronos, é uma referência à supressão do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime.

(Com Ana Cristina Campos - Agência Brasil - Brasília/DF)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias