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Novo golpe promete R$ 18 mil e um celular para cliente de operadora

sábado, 12/05/2018, 19:48 - Atualizado em 12/05/2018, 20:27 - Autor:


Em tempos de alta tecnologia, é necessário ter cada vez mais cuidado com ações criminosas que se reinventam sempre que podem. Na manhã deste sábado (12), por exemplo, um internauta - que pediu para não ser identificado - contou ao DOL uma tentativa de golpe na qual ele escapou, mas infelizmente muitos não teriam a mesma chance.


“Hoje pela manhã acordei com o celular tocando, era um número de outro estado. Pensei que fosse de uma empresa de fora do estado na qual enviei meu currículo, mas era um sujeito falando que era da operadora Claro e que eu teria ganhado 18 mil reais e mais um celular”, conta.


Cliente da operadora, o internauta decidiu seguir com a conversa, mas já suspeitava de que se tratava de um golpe. “Foi a primeira vez que atendi essas ligações de outros estados. Após ouvir a história dos 18 mil, eu e a minha esposa decidimos gravar toda a conversa”.



(Foto: Reprodução)


O suposto atendente da operadora se apresentou como “Anderson Douglas Sampaio”, que orientava sua vítima a fazer um depósito em uma conta bancária como forma de assegurar a premiação. Era necessário que o denunciante depositasse R$ 200 como forma compensar o imposto.


“Após nós concluirmos a negociação, o Anderson diz que vai desligar, mas que imediatamente uma pessoa responsável vai ligar pra mim e dar prosseguimento na transação”. O denunciante não atendeu a ligação e contou que recebeu mais duas tentativas. Ele aproveitou para bloquear o número do suposto golpista que também tinha acesso ao whatsapp.


ORIENTAÇÕES


DOL entrou em contato com a Claro na tarde hoje e explicou a situação, em resposta a orientação aos clientes é que desconsiderem qualquer tipo de eventual abordagem semelhante - seja por telefone, mensagens de textos, redes sociais ou email. No entanto, reitera que é necessário registrar um boletim de ocorrência e denunciar o número de autoria do golpe.


“Como o contato é direto com o cliente, nós pedimos que seja feito um BO e o número seja denunciado e, posteriormente, bloqueado na agenda de telefone do cliente. Caso seja um número da nossa operadora, nós até poderíamos bloquear, mas não teria o mesmo efeito, uma vez que é fácil adquirir um chip novo”, explica o atendimento por telefone.


Além disso, a operadora afirma que em nenhum momento eles entram em contato com o cliente pedindo qualquer tipo de depósito, muito menos quando se trata de promoções. Nesses casos, é necessário acessar o site oficial da operadora e observar todas as promoções oferecidas; se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato direto com o setor responsável.


CASO DE POLÍCIA


O caso apresentado é o velho e conhecido estelionato. que rende pena de um a cinco anos e multa aos responsáveis. Por telefone, o delegado e diretor da Dioe (Divisão de Investigação e Operações Especiais) Neyvaldo Silva, disse que, apesar de ser uma prática criminosa relativamente antiga, ainda há quem caia nela.


"Se você não está cadastrado em nenhuma promoção, desconfie. E, principalmente, registre um boletim de ocorrência. Durante investigações, alguns casos dessas ligações partiam de dentro dos próprios presídios. Então, se possível, ignore as mensagens recebidas e procure a polícia para denunciar o autor da ligação."


Questionado também se há alguma chance da vítima recuperar os bens, Silva é direto, "é muito difícil recuperar. Em todos os meus anos de trabalho, pelo menos nessa modalidade, é muito difícil a pessoa ter o dinheiro de volta. Assim como é difícil também encontrar os suspeitos".


+ Ouça alguns trechos da conversa gravada entre o cliente e o golpista:



(Fernanda Palheta/DOL)

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