plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

PF investiga fraudes em loteamento de terra em Marabá

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12), em Marabá, sudeste paraense, a Operação Dominadores do Lago, que investiga um grupo de pessoas que estaria promovendo o loteamento ilegal da região conhecida como Lago dos Macacos, situada entre

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12), em Marabá, sudeste paraense, a Operação Dominadores do Lago, que investiga um grupo de pessoas que estaria promovendo o loteamento ilegal da região conhecida como Lago dos Macacos, situada entre os municípios de Marabá e Itupiranga. Ao todo, os policiais cumprem cinco mandados de condução coercitiva e três de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, lideranças da Associação dos Ribeirinhos Extrativistas do Lago dos Macacos (Arielma) estariam promovendo a venda de lotes na região do Lago dos Macacos com a promessa de que seriam futuramente regularizados pela Secretaria do Patrimônio da União.

Documentos coletados ao longo da apuração indicam fortemente que a Arielma foi fundada com o propósito de dar aparência de legalidade à luta pelas terras. Há relatos e depoimentos que revelam que os associados não constituem efetivamente uma comunidade tradicional que vive à margens do rio ou do lago. Segundo a PF, esta tradicionalidade é requisito indispensável para configuração de uma comunidade ribeirinha.

Os envolvidos são suspeitos ainda de liderar invasões ao local e promover desmatamentos em área de preservação permanente, causando um clima tenso e de iminente conflito entre invasores e posseiros da região. Eles são investigados por invasão de terras públicas e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 11 anos de reclusão.

(Com informações da Polícia Federal)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias