plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Fugitivos de Americano estavam armados; 2 morreram

Dois detentos morreram e ao menos 29 fugiram dos pavilhões 3A e 4C do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), na madrugada deste domingo (11), no distrito de Americano, em Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém.  De acordo com a Dire

Dois detentos morreram e ao menos 29 fugiram dos pavilhões 3A e 4C do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), na madrugada deste domingo (11), no distrito de Americano, em Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém.

De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará), os presos estavam armados e tinham apoio externo durante a ação, que aconteceu por volta das 5h.

Um grupo de presidiários teve acesso ao solário após cerrar as grades das celas e pular o muro usando uma corda artesanal - também conhecida por "tereza". A ação durou aproximadamente 10 minutos.

(Foto: divulgação/Susipe)

Em nota enviada por volta das 20h, a Susipe havia informado que 17 detentos conseguiram fugir da unidade prisional. Duas horas depois, a superintendência atualizou a contagem e confirmou que 29 presos escaparam.

A Susipe informou, inclusive, que somente após a recontagem completa dos presos, sem previsão de término naquele momento, poderiam confirmar a quantidade exata de fugitivos.

PRESOS ESTAVAM ARMADOS E DOIS MORRERAM EM CONFRONTO

(Foto: divulgação/Susipe)

Ainda segundo a Susipe, houve troca de tiros com policiais e dois presos acabaram morrendo: Diego Ferreira Mendes e Almir Souza da Silva. A superintendência informou que está prestando apoio às famílias dos detentos através de sua Coordenadoria de Assistência Social.

A fuga teve início quando os agentes prisionais de plantão perceberam uma movimentação suspeita nos pavilhões e acionaram a guarda do Batalhão de Policiamento Penitenciário.

A Companhia de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar também foi acionada e "entraram na unidade prisional para realizar uma varredura, revista e recontagem dos presos" e disseram que a Polícia Militar realizava "buscas na área com apoio de viaturas e um helicóptero".

Embora tenham sido encontradas cápsulas de pistolas calibres ponto 40 e ponto 380, nenhuma arma foi localizada dentro da unidade prisional.

A corregedoria da Susipe deve abrir uma "sindicância investigativa para apurar a fuga e a entrada das armas no presídio".

Ainda em nota, a Susipe informou que a unidade está superlotada com quase o dobro de sua capacidade: 1.109 detentos, sendo que a capacidade é para 739.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias