plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Operação reprime garimpos no Pará

Seis pessoas presas e duas armas com munições apreendidas durante a operação Dakji realizada na quinta-feira (31), com o objetivo de acabar com a prática de garimpo de ouro clandestino na região de Óbidos e Oriximiná, em torno das áreas da tribo indígena.

Seis pessoas presas e duas armas com munições apreendidas durante a operação Dakji realizada na quinta-feira (31), com o objetivo de acabar com a prática de garimpo de ouro clandestino na região de Óbidos e Oriximiná, em torno das áreas da tribo indígena. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Federal de Santarém. De acordo com informações da Polícia Federal, as investigações iniciaram em 2013 com denúncias sobre a existência dos garimpos e danos ambientais causados na região.

Seis equipes foram deslocadas para deflagrar a ação, contando com 37 policiais. A primeira delas, em Itaituba, foi mobilizada para cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência de um dos indicados como dono de um garimpo. Este, também é piloto de aeronave.

Os policiais tentavam encontrar indícios que pudessem ajudar na constatação de que o suspeito é responsável pelo garimpo na região de Óbidos/Oriximiná. Eles também fizeram a condução coercitiva do suspeito para prestar esclarecimentos diante do delegado.

Duas equipes ficaram em Santarém para o cumprimento de mais dois mandados de busca e apreensão na residência de outros dois suspeitos de serem donos de garimpo na mesma região. No local foi realizada uma condução coercitiva, uma prisão temporária e duas prisões em flagrante.

As prisões ocorreram em uma das residências onde foi realizada a busca, onde os policiais encontraram uma arma sem autorização de posse com munições de calibre restrito e de uso permitido. Todas elas foram encaminhadas para a delegacia de Polícia Federal de Santarém para serem ouvidas e ser lavrado o termo de prisão em flagrante.

(Foto: divulgação/Polícia Federal)

As outras três equipes foram deslocadas para o garimpo, em Oriximiná, próximo ao município de Óbidos. Duas delas foram levadas de Helicóptero direto para o garimpo para tomar a região e efetivar as prisões.

A primeira aeronave, o Caçador 06, aterrissou enquanto o Caçador 08 sobrevoava o garimpo dando apoio aerotático em 360 graus para a segurança dos primeiros policiais que desembarcaram. Depois de controlada a situação, o segundo helicóptero pousou ao solo, desembarcando mais policiais fortemente armados que fizeram a vistoria e a custódia de três presos em flagrante.

Os suspeitos estavam trabalhando no garimpo clandestino há cerca de dez anos. Junto com eles foi encontrada uma espingarda calibre 12 e munições. No local ainda havia uma pista de pouso de avião clandestina com aproximadamente de 200 metros que estava desativada há cerca de dois anos, segundo os garimpeiros.

(Foto: divulgação/Polícia Federal)

O maquinário de garimpo encontrado no local foi destruído. Foram três motores que estavam extraindo minérios de igarapés com mangueiras e combustível. Além do crime de porte de arma, os garimpeiros ainda responderam pelos danos ambientais causados pela exploração ilegal. Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia Federal de Santarém, autuados em flagrante delito e em seguida encaminhados ao presídio federal onde aguardam julgamento.

Os delegados de Polícia Federal Olavo Pimentel e Gecivaldo Vasconcelos foram os responsáveis pela condução da operação, que contou com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)e do Departamento de Saúde Especial Indígena.

(Com informações da Polícia Federal)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias