plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COMBATE AO CRIME

Segurança: crimes violentos caem 14% no Estado do Pará

Dados da Segup indicam a queda da criminalidade em todo o Estado

Imagem ilustrativa da notícia Segurança: crimes violentos caem 14% no Estado do Pará camera FOTO: WAGNER SANTANA

Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que reúnem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, apresentaram redução de 14,71% nos indicadores de criminalidade no segundo mês de 2024, segundo dados divulgados, na quarta-feira (6), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). A redução supera as metas propostas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, de menos 3,5%, além da estabelecida no Plano Estadual de Segurança Pública, de menos 4%.

Segundo os números absolutos, no mês de fevereiro de 2024 foram computadas 145 ocorrências de CVLI, no mesmo período de 2023, foram registradas 170. Os dados são analisados diariamente e têm sido positivos na avaliação mensal, refletindo os investimentos no aumento de efetivo, equipamentos, tecnologia e estrutura.

Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Secretário estadual da segurança pública, Ualame Machado destaca os bons resultados. “Fechamos mais um mês com os dados em queda, demonstrando que seguimos trabalhando para reduzir a criminalidade desde o início de nossa gestão. Nesse segundo mês do ano, chegamos a quase 15% de redução nos indicadores da criminalidade violenta em todo o Estado”. Ele complementou: “inclusive superando as metas propostas tanto a nível nacional como estadual, o que demonstra a importância das ações realizadas desde o começo, com investimentos, inteligência e integração das forças estaduais, municipais e federais, que atuam diariamente com planejamento e ações estratégicas, identificando de fato as reais causas dos crimes e atuando para que eles sejam evitados. Sabemos que muito precisa ser feito e seguimos trabalhando para que as ações sejam intensificadas cada vez mais e a população tenha segurança e paz social”, afirmou Ualame Machado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

HOMICÍDIOS CAEM

O número de homicídios também apresentou queda de 14% em todo o Estado. Foram registrados, respectivamente, 164 e 141 casos, em fevereiro de 2023 e de 2024. Na Região Metropolitana de Belém, os números também apontam reduções quanto aos homicídios. De acordo com os dados, foram computadas 22 e 25 ocorrências nos respectivos anos de 2023 e 2024.

O secretário Ualame Machado afirma que, “os resultados positivos são destacados também na RMB, onde nosso planejamento de segurança é pautado em estratégias mais direcionadas, especialmente, onde a política pública do “TerPaz” vem atuando em bairros onde a criminalidade, em 2018, era bastante elevada, e hoje conseguimos reduzir expressivamente esses números”.

PARA ENTENDER

Meta superada

A redução supera as metas propostas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, de menos 3,5%, além da estabelecida no Plano Estadual de Segurança Pública, de menos 4%.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias