plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Policiamento ostensivo combate o tráfico de drogas em Marituba

Ações realizadas pelo 21°Batalhão da PM e Rotam têm ajudado a reduzir a criminalidade na região.

Imagem ilustrativa da notícia Policiamento ostensivo combate o tráfico de drogas em Marituba camera Ações realizadas pela Rotam no município de Marituba ajudam a reduzir os índices de criminalidade. | Thiago Gomes/Arquivo Agência Pará

O tráfico de drogas é uma modalidade especialmente complicada de crime, pois atrai e influencia diretamente na incidência de outras ocorrências, como furtos, assaltos e homicídios. Assim, o combate ao narcotráfico se torna uma ação importante para aumentar a segurança de uma região. É o que tem ocorrido no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém, através dos trabalhos da Polícia Militar e do Batalhão de Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas).

"O Batalhão de Rotam trabalha tanto no patrulhamento ostensivo como em missões específicas, sendo que sua principal função é o combate ao crime organizado e a criminalidade violenta", explica o Major Hejaij, subcomandante do Batalhão de Rotam. "Seria um policiamento de 2° esforço de recobrimento", que significa um reforço em uma área que já conta com um trabalho de policiamento.

COMBATE À CRIMINALIDADE

A Rotam realiza atualmente uma ação de policiamento ostensivo no município que irá durar, a princípio, até o final de novembro, podendo ser prorrogada por mais tempo ou deslocada para outro ponto posteriormente, mediante avaliação. A ação do Batalhão ocorre em conjunto com o departamento de Inteligência da Polícia Militar, que repassa informações colhidas, gerando resultados mais eficientes no combate à criminalidade.

"A ação vem dando bons resultados. Por exemplo, no dia 6 (sexta-feira), no Bairro Novo Horizonte, foram apreendidos 250 papelotes de substâncias entorpecentes e 85 gramas de, possivelmente, óxi. No dia 8 (domingo), foram apreendidas drogas e armas no bairro São Francisco", continua major Hejaij. "Do início do ano até agora, foram apreendidos cerca de 10,8 mil papelotes e cerca de 1kg de pasta, além de maconha em tablete".

As ações são realizadas em conjunto com o policiamento ostensivo dos policiais militares do 21° Batalhão, que atua no município. Somados, os números apresentam um impacto ainda maior no combate à criminalidade. Enquanto que em 2019 foram apreendidos 50kg de drogas no município, só até o dia 10 de 2020 o número já chega a 66,4kg, além de 328 pessoas autuadas em flagrante por tráfico de drogas.

"A quantidade que aumentou é reflexo da estratégia de policiamento, já que cada vez mais a gente vai se aprimorando para combater a entrada de drogas no município. O crescimento representa não um aumento da quantidade de entorpecentes na região, mas sim uma maior eficiência nas ações de combate ao tráfico", explica o tenente coronel Anilson, comandante do 21° BPM.

SEGURANÇA

As ações, que incluem fiscalizações de estabelecimentos, abordagens de veículos e cumprimento de mandados, são concentradas principalmente nos horários de maior incidência de crimes, como o período da noite e no começo da tarde, entre 12h e 14h, quando o setor comercial está fechado, com baixa movimentação na cidade, propiciando o traslado e venda de drogas.

"A presença das forças de segurança num local geralmente afugenta a criminalidade. Infelizmente, quando não são pegos, eles se deslocam para outros locais. Mas com certeza a presenta da polícia traz mais segurança para a população", completa major Hejaij. "Destacando também a importância do Disque Denúncia. Grande parte dessas apreensões tem a participação da comunidade local, que não aguenta mais conviver com a criminalidade".

O Disque Denúncia funciona através do telefone 181 e também pelo WhatsApp, através do (91) 9815-9181. O cidadão pode realizar denúncias sobre diversos crimes, com o anonimato e segurança garantidos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias