plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PESQUISA

Exame de sangue prevê quando você vai morrer

O que você faria se descobrisse que só tem mais uma década de vida? Pesquisa feita pelo instituto Max Planck de Biologia do Envelhecimento, na Alemanha, deu origem a um exame de sangue capaz de prever as suas chances de morte nos próximos 10 anos. O es

Imagem ilustrativa da notícia Exame de sangue prevê quando você vai morrer camera Reprodução

O que você faria se descobrisse que só tem mais uma década de vida? Pesquisa feita pelo instituto Max Planck de Biologia do Envelhecimento, na Alemanha, deu origem a um exame de sangue capaz de prever as suas chances de morte nos próximos 10 anos. O estudo foi publicado na revista Nature communications.

Os pesquisadores analisaram 44 mil indivíduos com idades entre 18 e 69 anos e detectaram 14 biomarcadores metabólicos no sangue que podem influenciar o risco de morte de uma pessoa.

Os biomarcadores estudados relacionam-se com diversas áreas da saúde: imunidade, controle da glicose, inflamação e gordura circulando no organismo são alguns deles.

Atualmente a previsão de expectativa de vida é feita com base em fatores como pressão arterial e níveis de colesterol.

Os participantes foram acompanhados por período entre 2 e 16 anos. Primeiro os cientistas mapearam o risco de morte dos voluntários com base em "fatores convencionais": índice de massa corporal, pressão arterial, colesterol, consumo de álcool e tabagismo bem como qualquer diagnóstico de câncer ou doença cardíaca.

Em seguida, a equipe médica pontuou risco de mortalidade dos participantes de acordo com os marcadores desenvolvidos no novo exame de sangue. O teste conseguiu acertar em 83% dos casos de voluntários que faleceram durante a pesquisa (5512 pessoas)

ALERTA

A ideia, de acordo com os cientistas, é que o exame oriente tratamentos de pacientes frágeis demais para passar por cirurgia por exemplo. O teste não está disponível para uso, mas os pesquisadores estão otimistas em relação aos rumos do estudo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias