plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
OBRAS

Etapa de cravação de estacas da ponte Rio Moju será finalizada na próxima semana

Até semana que vem, a primeira etapa da reconstrução do vão central da ponte Rio Moju será finalizada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran).Na última sexta-feira (12) foi cravada a 14ª estaca das 21 necessárias para a fundação do mastro. Ao me

Imagem ilustrativa da notícia Etapa de cravação de estacas da ponte Rio Moju será finalizada na próxima semana camera Primeira etapa da obra será finalizada até semana que vem. | Maycon Nunes/Agência Pará

Até semana que vem, a primeira etapa da reconstrução do vão central da ponte Rio Moju será finalizada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran).

Na última sexta-feira (12) foi cravada a 14ª estaca das 21 necessárias para a fundação do mastro. Ao mesmo tempo que as estacas restantes são cravadas no fundo do rio, operários também trabalham na sucção da água que fica dentro de cada uma delas para que, posteriormente, possam ser concretadas.

A obra deve ser entregue à população paraense antes do final deste ano. A obra é um desafio que envolve cerca de 200 profissionais, entre engenheiros, projetistas, operários, que se revezam em turnos diurnos e noturnos.

A construção de um vão central na forma estaiada de 268 metros de comprimento foi a solução encontrada pela engenharia para garantir a recomposição do trecho que foi destruído em abril passado por uma embarcação desgovernada.

O auxiliar Ronivaldo Ferreira teve a tarefa de enrolar arames e dar acabamento com esmeril à pequenas peças de aço. Ele conta que inicialmente a queda da ponte lhe trouxe grande aflição, pois trabalhava com a venda de frutas - que cultiva em casa mesmo- na estrada da Alça.

"Mas com o fim do grande fluxo de veículos com a queda ponte acabei alugando minha casa para os operários da obra e me mudei para Ananindeua, mas há cerca de um mês fui integrado à equipe de operários. É uma experiência que nunca vou esquecer, e depois que ela (ponte) estiver pronta vou poder contar para os meus filhos que ajudei a construir essa grande obra," disse.

Após a fase de cravação das estacas do mastro central começará o trabalho da forma do bloco e do mastro.
📷 Após a fase de cravação das estacas do mastro central começará o trabalho da forma do bloco e do mastro. |Maycon Nunes/Agência Pará

Obra - O novo apoio central do mastro da ponte está sendo reconstruído com dois vãos de navegação ampliados de 134 metros cada um, ambos suportados por cabos-estais.

O novo sistema estrutural garantirá a boa qualidade da navegação na região, com mínimo risco de impacto de embarcações, sejam de pequeno ou grande porte.

Também serão colocados três defensas (dolfim) de proteção dos pilares central e lateral do trecho estaiado, visando ampliar a segurança da navegação na área.

ETAPAS

Após a fase de cravação das estacas do mastro central será iniciado o trabalho da forma do bloco e do mastro, que é a segunda parte da construção da ponte.

A terceira etapa é a montagem do tabuleiro (base que sustenta a pista da ponte), que está sendo pré-fabricado em Fortaleza (CE) e deverá começar a chegar ao Moju no final deste mês.

Para dar agilidade à construção, a Setran baseou seu sistema construtivo em dois eixos de ações: pré-fabricação da pista – parte do mastro e a construção, in loco, da fundação – pilares, ou seja, partes da nova ponte chegarão prontas e testadas para serem apenas montadas no vão central do rio Moju.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias