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PARÁ

Obras do BRT na Augusto Montenegro atrasam de novo

Daqui a uma semana, o cenário avistado por pedestres e motoristas que circulam pela avenida Augusto Montenegro, no perímetro que vai do Tapanã até a Estrada da Maracacuera, deveria ser o de um sistema de transporte rápido completamente finalizado e em ple

Daqui a uma semana, o cenário avistado por pedestres e motoristas que circulam pela avenida Augusto Montenegro, no perímetro que vai do Tapanã até a Estrada da Maracacuera, deveria ser o de um sistema de transporte rápido completamente finalizado e em pleno funcionamento.

Pelo menos esse foi o último prazo estabelecido pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB) ainda durante as comemorações pelo aniversário da capital, no dia 12 de janeiro deste ano. Consultada sobre a demora, a Prefeitura informou que “a obra completa do BRT Augusto Montenegro será entregue até outubro”. Diante dos transtornos causados em decorrência das obras do BRT no trecho, porém, o que fica para a população que vive no entorno é a desesperança.

Até o último dia 16, máquinas e operários eram vistos trabalhando em alguns pontos do trecho que compreende a terceira etapa do projeto – entre o Tapanã e a Estrada da Maracacuera, na avenida Augusto Montenegro. No perímetro próximo da Celpa, os operários atuavam na finalização da canaleta que servirá de caminho para o ônibus articulado do BRT. Já no trecho em frente à Unidade de Pronto Atendimento de Icoaraci (UPA Daico), uma placa informava que homens trabalhavam no local, porém, nenhum operário foi avistado naquele trecho específico, no período da tarde.

Mais à frente, a partir da Passagem Liberal, a situação da obra é ainda mais complicada. No perímetro as faixas sofrem desvios para que os carros passem a transitar pela própria canaleta do BRT, afunilando o espaço disponível para o trânsito. Nas pistas laterais, que ficam sem fluxo de veículos, o que se vê são poças de água e a ausência de asfalto.

Foto: Wagner Santana/Diário do Pará

Para quem possui comércios no trecho, os prejuízos já são contabilizados, já que, por conta do desvio, os veículos já não circulam em frente a eles. Gerente de um posto de combustível que está nessa condição, Alessandra Reis aponta que o movimento no local caiu cerca de 40%. “Por conta da obra fomos obrigados a fechar a nossa loja de conveniência e a troca de óleo. Não tinha movimento porque o trânsito foi desviado”, considera.

Além dos efeitos causados diretamente ao posto, Alessandra lembra, ainda, que já foi possível presenciar acidentes envolvendo ciclistas e motoqueiros. “Como fica essa buraqueira, muita gente de bicicleta e moto já caiu aqui na frente”, apontou. “Já passou da hora dessa obra ser finalizada”.

Resposta

Em nota, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), informou que “o BRT Augusto Montenegro já se encontra na fase final de suas obras, a estrutura do BRT neste trecho, com todos os terminais e o pavimento rígido, serão entregues até o início de agosto, como consta no contrato”. A nota informa, ainda, que “no mês de julho ocorrerá a licitação para o asfaltamento do trecho, a empresa ganhadora terá até 3 meses para entrega dos serviços, portanto, a obra completa do BRT Augusto Montenegro será entregue até outubro”.

OBRAS DO BRT

Gastos

Segundo a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), o valor inicial da obra era de R$263 milhões. Hoje, porém, também de acordo com informações da PMB, devido a reajustes o valor se encontra em R$326 milhões, um aumento de R$63 milhões em recursos públicos.

Últimos prazos

Dezembro de 2017 – Em visita às obras do BRT, na Augusto Montenegro, no dia 21 de julho de 2017, o prefeito Zenaldo Coutinho prometeu a conclusão das obras, incluindo as estações e o viaduto, para dezembro de 2017.

Dezembro de 2018 – Durante a entrega das obras do BRT no trecho compreendido entre o Terminal Mangueirão e a entrada do bairro do Tapanã, em setembro de 2018, Zenaldo Coutinho anunciou que até o final daquele ano “a canaleta do BRT chegaria até Icoaraci”.

Fevereiro de 2018 – Ainda em novembro de 2017 a Prefeitura Municipal de Belém estima um novo prazo para a conclusão das obras, que passa a ser fevereiro de 2018.

Outubro de 2018 – Em junho de 2018 a Seurb indicou que estava empenhando esforços para que a obra fosse concluída em outubro do mesmo ano.

Primeiro semestre de 2019 – Durante as comemorações pelo aniversário de Belém, no dia 12 de janeiro deste ano, Zenaldo Coutinho afirmou que iria concluir as obras do BRT na Augusto Montenegro até o final do primeiro semestre de 2019.

Outubro de 2019 – A Prefeitura informou recentemente que a estrutura do BRT na Augusto Montenegro – com os terminais e pavimentos rígidos – serão entregues até o início de agosto. Porém, a Prefeitura informa, ainda, que “a obra completa do BRT Augusto Montenegro” será entregue até outubro deste ano.

Reclamações

Morador de Outeiro, Luiz Queiroz, 53, já não acredita que as obras do BRT na Augusto Montenegro fiquem prontas antes do final do ano. Para ele, até o momento, as obras só trouxeram transtornos. “Passa tempo e fica sempre essa mesma coisa e quem pena é a gente que mora pra cá”, avalia, ao dizer que precisa se deslocar do distrito até o centro de Belém diariamente. “Todo dia é uma confusão no trânsito, uma dor de cabeça”.

Da mesma forma, a dona de casa Odacir Costa, 41, já se mostra irritada com a demora na finalização e pleno funcionamento das obras. “Pra gente, pra população, isso aqui é um caos!”, enfatiza. “Eu moro no Tenoné e, em horário de pico, passo até duas horas dentro do ônibus por causa do engarrafamento”. Mais do que ver a obra finalizada, Odacir conta que o que a população precisa é contar com o funcionamento de toda essa estrutura que vem sendo construída. Ela toma como exemplo as estações do BRT instaladas na avenida Almirante Barroso. “O importante é funcionar. Também não adianta nada terminar e ficar aí. Na Almirante eles terminaram e ficou um tempão sem funcionar as paradas”.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

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