plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Limpar os ouvidos dos pets ajuda na prevenção de doenças. Saiba mais

A higiene do ouvido dos cães deve ser um item de atenção para os tutores, a fim de evitar uma série de doenças relacionadas à saúde auricular dos pets. Entre as complicações mais comuns está a Otite Canina, que nada mais é do que uma inflamação do conduto

A higiene do ouvido dos cães deve ser um item de atenção para os tutores, a fim de evitar uma série de doenças relacionadas à saúde auricular dos pets. Entre as complicações mais comuns está a Otite Canina, que nada mais é do que uma inflamação do conduto auditivo, que causa incômodos e dores. Ela pode ocorrer na região externa, interna, no meio do canal auditivo ou até mesmo em apenas uma orelha.

A melhor forma de saber se o seu animal está com algum problema nos ouvidos é observar os sintomas, como destaca o médico veterinário Ricardo Cabral. “Se o tutor observar vermelhidão, excesso de cera, odor forte ou mudança no comportamento do pet, como balançar muito a cabeça ou coçar as orelhas repetidamente, deve saber que esses são sinais para levá-lo ao veterinário”, recomenda.

O acúmulo de sujeira facilita o desenvolvimento de inflamações e infecções por fungos e bactérias, que causam a Otite Canina, e por isso a limpeza auricular é tão importante.

"A limpeza é muito importante, pois a Otite não evolui e minimiza a dor dela", destaca a terapeuta ocupacional Lívia Valente, de 29 anos, dona da cadela sem raça definida, Pérola, de 4 anos e 9 meses.

A tutora relata que a preocupação com a saúde dos ouvidos do animal é frequente. "Faço essa limpeza duas vezes por semana, sempre após o banho. Durante a limpeza, costumo utilizar produtos indicados pelo veterinário dela", explica.

Pérola sofre com Otite Canina e os cuidados com a limpeza dos ouvidos é redobrado. Foto: Arquivo Pessoal.

Para a advogada Elisabeth Amorim, os cuidados com a limpeza dos ouvidos do animal são primordiais para garantir a saúde de Malte, um Dachshund de 3 anos e 9 meses. A tutora destaca que a atenção com os ouvidos do pet esteve sempre presente em seu dia a dia. "A limpeza é muito importante. Procurei saber sobre o assunto logo nas primeiras consultas com o veterinário. Na época, ele me deu os nomes dos líquidos que eu poderia usar", disse a advogada.

A tutora usa métodos como músicas para acalmar o animal na hora da limpeza. Foto: Arquivo Pessoal.

A tutora conta que o momento da limpeza se torna uma verdadeira diversão. "O meu cachorro toma banho em casa e eu o acostumei a limpar o ouvido dele e fazer desse momento algo prazeroso e divertido. Acaba se tornando um momento de relaxamento", ressalta.

Assista:

A limpeza dos ouvidos é fundamental, mas é importante ressaltar alguns cuidados que devem ser tomados na hora de fazer a higienização. É muito comum que os donos dos animais utilizem cotonetes e pinças durante o procedimento, mas o médico veterinário faz um alerta: "O grande problema é que muitos tutores acreditam que a melhor forma de limpar os ouvidos dos cães é utilizando cotonetes e pinças, e isso pode não só machucar as orelhas, como também empurrar a cera ainda mais para dentro do ouvido, agravando os riscos de inflamações auriculares”.

Como fazer a limpeza de forma correta?

“Assim como a higiene bucal, a higiene auricular deve ser incluída na rotina semanal do pet, sendo que o dono deve utilizar apenas produtos para retirar cera, chamados ceruminolíticos. No mercado, o tutor encontra opções para uso rotineiro, indicado para a limpeza regular e neutralização de maus odores das orelhas dos cães”, explica Cabral.

A estudante Bruna Karolina, de 22 anos, tem toda uma preocupação com a higienização dos ouvidos de sua cadela, Charlotte, uma pinscher de 2 anos. "A cada duas semanas, faço a limpeza dos ouvidos dela. Começo a fazer a limpeza de maneira delicada. Evito o uso de cotonetes, pois podem machucá-la, então, prefiro usar algodão e produtos indicados pelo veterinário da Charlotte", ressalta a estudante. Ela ainda conta sobre a preocupação com o comportamento do animal na hora do procedimento. "Antes de fazer a limpeza, procuro sempre me certificar que a Charlotte não encontra-se agitada. Isso me ajuda", relata.

A tutora garante a tranquilidade de Charlotte na hora de limpar os ouvidos. Foto: Arquivo Pessoal.

Riscos de não limpar a orelha do cão

Algumas raças possuem orelhas pendulares e compridas que acabam abafando os ouvidos e, com isso, facilitando o desenvolvimento de micro-organismos. A limpeza das orelhas reduz esse risco e o cachorro tem menos chances de desenvolver problemas como Otite, por exemplo.

Nesse ambiente, os micro-organismos começam a se multiplicar sem controle. Sem os cuidados devidos, o animal pode apresentar coceira excessiva, vermelhidão, dor no local, produção de secreção e cheiro o forte. O pet também pode sofrer com a perda de audição e sinais neurológicos que podem alterar o centro de equilíbrio do animal.

É importante ressaltar que a limpeza deve ser feita de acordo com orientação médica. Procurar um médico veterinário é fundamental para ter o correto diagnóstico e a escolha da terapia mais adequada para o tratamento do seu pet.

Repórter: Paloma Lobato

Coordenação: Enderson Oliveira

Arte: Demax Silva

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias