plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Polícia Civil deflagra operação para punir responsáveis por crimes sexuais

Neste sábado (18), quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Polícia Civil do Pará deflagrou a "Operação Alvorada" com objetivo de agilizar o andamento de cerca de 300 inquéritos policiais da

Neste sábado (18), quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Polícia Civil do Pará deflagrou a "Operação Alvorada" com objetivo de agilizar o andamento de cerca de 300 inquéritos policiais da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), sediada no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves em Belém. Ao todo, 198 pessoas, entre responsáveis por crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais e testemunhas dos casos denunciados à Delegacia, foram intimados a comparecer, neste sábado, à Delegacia Geral, sede da Polícia Civil, para prestarem depoimentos.

Um mutirão formado por policiais civis de Delegacias especializadas, como a Delegacia da Mulher e a Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA), foi organizado para coletar depoimentos ao longo do dia. O Posto de Identificação e a sala de atendimento da Divisão de Polícia Administrativa (DPA), localizados na Delegacia Geral, foram usados para receber as pessoas. Crianças e Adolescentes vítimas de crimes sexuais também foram levadas ao local, onde foram ouvidas em escutas especializadas realizadas por assistentes sociais, conforme determina a legislação.

Organizada pela delegada Priscila Morgado, diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil, a operação foi coordenada pela delegada Cristina Lima, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente (Deaca), polo do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves em Belém. Segundo Cristina, os inquéritos são do período de 2015 a 2018. Ela conta que a operação foi preparada desde fevereiro deste ano, com a elaboração de dossiês de cada inquérito.

No próximo dia primeiro de junho, vai ser realizada a segunda fase da operação com os depoimentos de acusados dos crimes. Para a delegada, a data de hoje é um dia simbólico, principalmente, para os profissionais que atuam no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. "É um crime repugnante que choca a todos nós. Com isso, preocupados em apurar esses crimes, foi preparada a operação Alvorada para responsabilizar e punir os autores desses crimes", destaca. O nome da operação - Alvorada - faz referência ao renascimento como forma de dar esperança às crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais.

(Com informações da Polícia Civil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias