plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARÁ

Ponte sobre o rio Moju não recebeu manutenções corretas em 17 anos

Desde a sua inauguração, há 17 anos, a ponte sobre o rio Moju não recebeu as devidas manutenções preventivas contra as corrosões e desgastes naturais e inclusive foi veiculado nas redes sociais e TV em 2014 e 2018 um vídeo evidenciando as condições deteri

Desde a sua inauguração, há 17 anos, a ponte sobre o rio Moju não recebeu as devidas manutenções preventivas contra as corrosões e desgastes naturais e inclusive foi veiculado nas redes sociais e TV em 2014 e 2018 um vídeo evidenciando as condições deteriorantes dessa ponte.

Imagem: Corpo de Bombeiros

Em janeiro de 2019 uma equipe de Engenheiros do Corpo de Bombeiros realizou uma vistoria à pedido do governador Helder Barbalho e foi constatado que haviam algumas estacas comprometidas e que precisavam de manutenções, contudo não comprometiam em geral a segurança da ponte.

Uma das soluções é o Sistema em Dolfins que foi aplicado na ponte Rio-Niterói e se mostrou eficiente. Imagem: Reprodução

Para evitar qualquer tipo de novo desastre, as pontes da alça viária devem receber as devidas manutenções preventivas e ser executado alguma solução estrutural de proteção denominada de Sistema em Dolfins; Sistemas em Estacas ou Sistemas Flutuantes. Os Dolfins e as estacas são sistemas fixos capazes de proporcionar proteção total aos pilares que protegem.

Os sistemas flutuantes, apesar de parecerem mais frágeis e serem de fato mais adequados a proporcionar uma proteção parcial, ou seja, uma proteção capaz de suportar colisões não-frontais e/ou colisões a baixas velocidades, ou absorver parte da energia no caso de uma colisão frontal.

Tem-se conhecimento de sistemas flutuantes dimensionados para parar embarcações de grande porte a altas velocidades, como a que provou o desabamento da ponte, e que garantem um nível elevado de segurança, evitando desastres como o ocorrido neste sábado.

(Deivison Guerreiro/ Engenheiro Civil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias