plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Trabalhadores afetados pelas enchentes no Pará podem sacar FGTS

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recebeu representantes da Caixa Econômica Federal para esclarecer dúvidas sobre a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos moradores afetados pelas enchentes no Pará. A visita foi realizada no

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recebeu representantes da Caixa Econômica Federal para esclarecer dúvidas sobre a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos moradores afetados pelas enchentes no Pará. A visita foi realizada no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, nesta quarta-feira (3).

“Nós viemos aqui com o objetivo de passar a informação sobre a legislação, a possibilidade de liberação do FGTS para a população atingida por desastres naturais, e principalmente, com o foco de manter a conformidade da documentação para facilitar esse atendimento aos trabalhadores atingidos dessas regiões. Montar uma força tarefa junto com a equipe da Defesa Civil que já está em campo possibilita que nós possamos oferecer o melhor atendimento possível, viabilizar o atendimento aos prazos que são necessários pela legislação vigente, para que a gente consiga de fato cumprir um dos objetivos do FGTS, que é prestar essa assistência”, disse Diego Miranda, Coordenador da Representação do FGTS em Belém, que atua nos estados do Pará e Amapá.

De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, a Caixa Econômica Federal só pode fazer a liberação e o cadastramento depois que o processo é reconhecido pelo sistema da Defesa Civil Nacional, ou seja, a partir do momento em que é reconhecida a situação de emergência dos trabalhadores a receberem o benefício, em um período máximo de 90 dias.

Cabe à Defesa Civil Municipal fazer o levantamento das áreas de risco de determinados bairros, assim como, fazer o cadastramento das informações de modo correto para que o processo ao todo flua com agilidade, tendo em vista o prazo limite.

Pensando nisso, a Defesa Civil Estadual promoverá uma capacitação às Defesas Civis Municipais, com o objetivo de instruir a forma correta de realização desses cadastros. As capacitações ocorrerão de 8 a 12 de abril no município de Brasil Novo, 14 a 19 em Redenção, 22 a 26 na cidade de Itaituba e em maio, no período de 6 a 10, em Paragominas.

“O nosso objetivo aqui, nessa reunião com a Defesa Civil Estadual é trabalhar de forma preventiva, junto a esses órgãos que são responsáveis por fazer o atendimento desses municípios que estão em situação de emergência, dando o conhecimento da possibilidade de saque aos trabalhadores que foram atingidos pelo desastre natural e orientar quanto à documentação que precisa ser apresentada e cadastrada na Caixa. Para que os trabalhadores, no momento certo, possam estar habilitados a realizar o saque, sem problemas”, esclareceu Gisele Sarquis, Assistente Sênior da Caixa Econômica Federal, que atua na área do FGTS.

(Com informações do Corpo de Bombeiros)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias