plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Governo estará nas regiões sul e sudeste a partir de hoje

O programa Governo por Todo o Pará chega hoje (2) ao sul e sudeste do Estado. A iniciativa de descentralizar a gestão estadual começa por Marabá e leva para municípios da região, até o dia 5, uma série de ações e serviços, que incluem cidadania, inauguraç

O programa Governo por Todo o Pará chega hoje (2) ao sul e sudeste do Estado. A iniciativa de descentralizar a gestão estadual começa por Marabá e leva para municípios da região, até o dia 5, uma série de ações e serviços, que incluem cidadania, inauguração de obras e uma agenda de reuniões com prefeitos. O objetivo do governador Helder Barbalho e dos secretários estaduais que integram a comitiva é ouvir os anseios de quem vive na zona urbana e rural e atender as demandas da população de forma regionalizada.

No primeiro dia, a programação em Marabá começará às 16h, com a visita do governador ao colégio militar Rio Tocantins. Às 17h30, Helder e equipe irão inaugurar a nova agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) na cidade. Depois, seguirão para o ato de instalação oficial do programa, que ocorrerá no auditório do Centro de Convenções e Eventos de Marabá, às 18h30, com a presença de autoridades da região e da população. A agenda continuará às 20h, com reunião municipalista.

Na quarta-feira (3), às 8h30, Parauapebas receberá a Ação Cidadania do Programa ParáPaz. Em Marabá, no Centro de Convenções, a partir das 11h, o governador e secretários de Estado iniciarão uma série de reuniões com representantes de 39 prefeituras e Câmaras de Vereadores de municípios da região. Ao tomar conhecimento das principais demandas, o governo apresentará as possíveis soluções imediatas ou medidas que podem ajudar os gestores municipais em questões de infraestrutura, educação, saúde e meio ambiente.

Assim como em Santarém, que recebeu a primeira edição do Governo por Todo o Pará, Marabá também terá uma audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O encontro com representantes da sociedade na busca por soluções para as necessidades sociais será no Centro de Convenções e Eventos, a partir das 8h30 de quinta-feira (4). Em seguida, a comitiva voltará a se reunir com prefeitos e vereadores.

POPULAÇÃO

Ainda no início da oitiva, deverão ser apresentados os compromissos regionais previstos para a Região de Integração Carajás. Passada essa fase, a população local tem a oportunidade de expor sugestões, encaminhamentos ou mesmo fazer algum questionamento sobre as propostas de diretrizes e investimentos. A audiência pública é o momento de promover a participação da sociedade na elaboração do PPA, principal instrumento de planejamento das ações do Estado.

Às 15h, ainda na quinta (4), ocorrerá a sessão especial da Assembleia Legislativa na Câmara Municipal de Marabá, com a presença de Helder. Em seguida, às 16h, o chefe do Executivo Estadual visitará a Siderúrgica Norte Brasil S. A. (Sinobras) e, às 17h, a Fábrica Mercúrio, a primeira de correias da região Norte.

Na noite de quinta, a comitiva participará, às 18h, no Centro de Convenções e Eventos de Marabá, da abertura do Encontro Regional da Educação no Pará. Na ocasião, será lançado o programa Bolsa Pará, com a presença dos reitores das instituições de ensino superior paraenses: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Instituto Federal do Pará (IFPA). O último compromisso do dia é um encontro da comitiva de governo com representantes do setor do agronegócio, às 20h.

Municípios da região serão visitados

No último dia do Governo por Todo o Pará em Marabá, na sexta-feira (5), a programação começará às 8h, com café da manhã que comemora o aniversário de 106 anos da cidade.

Às 9h, no Pavilhão do Centro de Convenções e Eventos, ocorrerá a Ação Cidadania do Programa ParáPaz. Também na sexta, a comitiva seguirá para visitas a municípios da região. A primeira parada será em Conceição do Araguaia, onde, às 11h, Helder assinará a Ordem de Serviço para a construção de 18 pontes de concreto no município.

A cerimônia ocorrerá na Câmara Municipal. A próxima cidade a receber a visita é Cumaru do Norte, onde, às 14h, haverá a assinatura da Ordem de Serviço para construção de uma escola.

Às 16h, a equipe de governo estará em Redenção, onde o Estado irá inaugurar uma escola estadual. Às 18h, a agenda será finalizada com a inauguração da Unidade Integrada de Polícia, em Tucumã.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias