plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Mil famílias recebem casas do Quinta dos Paricás, em Icoaraci

Cerca de mil famílias do distrito de Icoaraci, localizado na Região Metropolitana de Belém, foram beneficiadas, na manhã desta sexta-feira (15), com a entrega o conjunto habitacional “Quinta dos Paricás”. O governador do Estado, Helder Barbalho, o secretá

Cerca de mil famílias do distrito de Icoaraci, localizado na Região Metropolitana de Belém, foram beneficiadas, na manhã desta sexta-feira (15), com a entrega o conjunto habitacional “Quinta dos Paricás”. O governador do Estado, Helder Barbalho, o secretário Nacional de Habitação, Celso Toshiotmatsud, e o prefeito municipal de Belém, Zenaldo Coutinho, estiveram presentes para fazer a entrega das casas às famílias. O empreendimento teve um investimento de R$168 milhões do governo federal.

Elaine monteiro, que vai morar a partir de hoje no residencial, tentou expressar o que significa esse momento. “Eu tenho esse sonho há muitos anos. Pelo fato de ser autônoma, a gente acha que não vai conseguir tão cedo essa facilidade, da casa. Quando recebi a ligação, eu chorei, agradeci muito a Deus, pois só eu sei o quanto espero por isso para poder criar meus filhos em um lugar digno, aconchegante, e poder abrir a boca e dizer é meu. Aqui é meu, quem vai mandar sou eu”, disse, com lágrimas nos olhos.

Ao todo, 320 unidades foram entregues, com o objetivo de oferecer mais qualidade habitacional e de vida a essas pessoas, que passam a contar com moradia digna por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Segundo Israel Sardinha, superintendente em exercício da Caixa Econômica Federal, por se tratar de um empreendimento de grande porte, os contemplados serão chamados por etapas.

Para o governador Helder Barbalho, o momento representa a construção de um novo tempo, em que essas famílias terão a possibilidade de viver com qualidade e realizar sonhos. O chefe do Executivo estadual garante que o Governo continuará presente na área, inclusive com o serviço de segurança pública, reforçado desde os primeiros dias de gestão, e destaca o que a entrega do residencial significa para a comunidade.

“O conjunto habitacional gera emprego, renda, condição social para as famílias daqueles que aqui trabalharam e edificaram esses prédios, edificaram os sonhos que hoje estamos podendo registrar. Por isso, nós estamos todos aqui, independente de questões políticas, de questões partidárias. Isso é democrático, é importante, mas no dia a dia, é união que devemos ter para fazer com que a nossa cidade de Belém possa ser melhor de se viver para todos nós”, pontuou Helder.

O governador ressaltou ainda que a gestão vai continuar trabalhando firmemente. “Contaremos com parcerias e as bênçãos de Deus para nos iluminar para que possamos viver, cada vez mais, num estado melhor e numa cidade que ofereça a todos nós as melhores condições de vida”, concluiu.

Segundo o secretário Nacional de Habitação, o “Quinta dos Paricás” tem todas as características dos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida, entre elas, ser similar a um bairro. “Faz parte dessa nova política que estamos exercendo, em parceria com o Estado e o município, a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento Regional”, disse Celso Toshiotmatsud, acrescentando: “uma das prioridades do governo federal é a habitação. Vamos continuar com este programa. Tem mais de 140 mil unidades para serem entregues no Pará. Só em Belém são 14 mil. Esse é o desempenho que estamos tendo aqui”, concluiu.

O governador Helder Barbalho participou da entrega das moradias (Foto: Marco Santos/Ag. Pará)

QUINTA DOS PARICÁS

O conjunto conta com 2.720 unidades habitacionais, distribuídas em 170 prédios, com quatro andares, totalizando 16 apartamentos por bloco, cada um com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

A infraestrutura urbana do “Quinta dos Paricás” contará com duas creches, duas escolas de ensino fundamental, uma Unidade Básica de Saúde, 11 centros sociais, estacionamento rotativo, quadra poliesportiva, oito parques infantis, academia ao ar livre e um reservatório para o abastecimento de água.

"A preocupação com a moradia é uma das prioridades do governo atual. Recentemente estive em Brasília, participando do encontro nacional das Cohabs e reiterando o compromisso de levar dignidade para a população do estado", ressaltou o presidente da Cohab, José Scaff Filho.

O espaço para construção do empreendimento foi cedido pelo Governo do Estado. O município, por meio do projeto Viver Belém, contribuiu com a isenção de impostos como: IPTU, ISS, ITBI. Segundo o prefeito Zenaldo Coutinho, essa parceria institucional garantiu que as famílias recebessem as suas casas.

A entrega foi feita pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), em parceria com o Governo Federal – Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Belém.

Também participaram da entrega o vice-governador do Estado, Lúcio Vale, a primeira dama do Estado, Daniela Barbalho, vários deputados estaduais e vereadores e demais autoridades.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias