plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Água já chega a bairros periféricos em Marabá

O nível do rio Tocantins em Marabá, no sudeste paraense, chegou a 8,87 m na manhã desta terça-feira (11), baixando cerca de 11 cm em relação ao domingo, quando o nível chegou a 8,98. A Defesa Civil Municipal já começou a limpar os abrigos, mas apenas fam

O nível do rio Tocantins em Marabá, no sudeste paraense, chegou a 8,87 m na manhã desta terça-feira (11), baixando cerca de 11 cm em relação ao domingo, quando o nível chegou a 8,98.

A Defesa Civil Municipal já começou a limpar os abrigos, mas apenas famílias que moram às margens do rio Itacaiúnas é que já começaram a procurar o órgão. Algumas dessas famílias já se encontram alocadas no ginásio da Obra Kolping, localizado no núcleo Novo Horizonte.

Por lá ainda não há luz elétrica e nem banheiros químicos, itens que já estão sendo providenciados pela Defesa Civil em todos os abrigos. A entidade tem feito o acompanhamento do nível do rio a todo instante assim como o acompanhamento metereológico de chuvas para a região. A previsão é que até o final do mês de março chova cerca de 132,6 mm.

Defesa Civil começou o mutirão de limpeza dos abrigos

A previsão máxima de chuva para Marabá é na quarta, onde deverá chover 20mm. O restante da semana não apresenta dados previsionais de muita chuva, segundo informações do Centro Gestor e Opereracional do Sistema de Proteção da Amazônia, o Censipam.

No último domingo (10), a reportagem acompanhou a situação dos desabrigados dos bairros a margem do rio Itacaiúnas, lado oposto ao rio Tocantins. Nos bairros Carajás I e Independência o nível já encobre as casas das margens. Conforme já mencionado, famílias já se deslocaram para o abrigo da Obra Kolping no Novo Horizonte.

De acordo com o pedreiro Oseias Pereira, a cheia pegou os moradores de surpresa. "Não estávamos nem preparados, nem dinheiro tenho para alugar outra casa, o jeito foi vir para cá (abrigo)", declarou ele. "A água já está a uns dois metros e chega até os três metros", complementa.

POR QUE NÃO SAEM DE LÁ?

Indagado porque não se muda da área, já que todo ano há o histórico de enchentes, Oseias Pereira diz que o problema é financeiro, visto não ter condições de comprar outro imóvel em local mais alto, geralmente com valores mais caros.

No bairro Independência, no balneário conhecido como Vavazão, a cheia do rio já inundou toda a área onde geralmente existem bares e restaurantes.

De acordo com o autônomo Welington Alves, a cheia acaba com o negócio. "Todo ano é esse problema e não temos para onde ir", explica. "A nossa renda é daqui e o pouco que temos nos obriga a alugar uma casa até a água baixar", descreve ele como resolve a situação da família com a cheia.

Mesmo com o problema, os moradores procuram se organizar como podem para enfrentar esse problema que todo ano afeta Marabá.

Adultos e crianças se organizam os abrigos aguardando ajuda dos responsáveis. "Agora é o segundo ano que venho para cá (abrigo)", diz o aposentado Demerval Pinheiro. "Recebi cestas básicas, colchão, água, tivemos ajuda sim da prefeitura e das igrejas", declarou ele, em tom esperançoso de que mais uma vez, esse ano esse tipo de ajuda venha.

(Com informações de Michel Garcia)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias