plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PARÁ

Vida de cão: conheça a rotina dos animais que trabalham como cães policiais

Você com certeza já deve ter visto cães policiais atuando em filmes, participando de ações policiais e fazendo coisas que muita gente chega até a duvidar. Apesar de tudo isso acontecer na ficção, esses atos não se restringem apenas ao mundo do cinema. É,

Você com certeza já deve ter visto cães policiais atuando em filmes, participando de ações policiais e fazendo coisas que muita gente chega até a duvidar. Apesar de tudo isso acontecer na ficção, esses atos não se restringem apenas ao mundo do cinema. É, meus amigos, vida de cachorro também não é nada fácil. Ao contrário do que muitos pensam, existem centenas de animais que trabalham na vida real ao lado dos agentes.

Os cães exercem um papel fundamental no trabalho da polícia. Entre as principais funções exercidas por esses "funcionários" da corporação estão: rastrear criminosos, farejar materiais ilegais e realizar tarefas difíceis onde os humanos não conseguem chegar, como em situações de buscas, por exemplo.

Realizar todas essas atividades não é uma tarefa fácil. Os cães policiais precisam de um treinamento especial para assumir sua "função" na corporação. Uma das principais preocupações das equipes que preparam os animais para as atividades policiais é assegurar que eles mantenham a calma em situações caóticas e emergenciais. Entre as raças mais comuns para o trabalho estãoPastor Alemão, Pastor Belga de Malinois, Rottweiler e Labrador.

Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, o "Papo de Pet" foi até o canil da Polícia Militar do Pará (PMPA) acompanhar de perto a rotina de treinamento dos cães policiais. Confira:

ALIMENTAÇÃO
Os animais chegam ao canil com a idade mínima de 6 meses. A alimentação dos filhotes é feita 3 vezes ao dia, com rações específicas para a idade dos mesmos. Já os animais adultos se alimentam duas vezes ao dia, com rações de alta performance, com valores nutricionais próprios, que levam em consideração a quantidade de energia perdida durante os treinamentos. De acordo com a veterinária do canil, Tenente Baker, a alimentação é restrita ao consumo de rações: "Eles são pesados mensalmente e a quantidade diária é calculada e dividida pelas porções que eles comem.
Os animais comem somente ração e nada além disso. A alimentação é baseada em rações de qualidade e alta performance". Além disso, existe toda uma preocupação com a saúde dos animais. Segundo a tenente Baker, diariamente são realizadas avaliações nos cães para verificar se existe alguma anormalidade como vômito, diarreia, febre ou qualquer outro sintoma.
Caso seja observado algum problema com algum animal, a equipe veterinária do canil realiza as prescrições necessárias para o tratamento, para que, ao receber alta, o animal retorne às atividades policiais. "A nossa prioridade é manter a saúde desses animais em dia. Quando ocorre alguma situação inesperada, nossa equipe veterinária realiza os atendimentos necessários para que o cão fique bem e volte a exercer suas funções normalmente", destaca Baker.
E aí, internauta, gostou do "Papo de Pet" de hoje? Deixe sua sugestão para a próxima edição!
(Paloma Lobato/DOL)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias