plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARÁ

Operação prende servidores do Detran envolvidos com organização criminosa no Pará

A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFVA), deflagrou uma operação que resultou na prisão de nove pessoas, entre elas, três servidores do Detran e um ex-servidor do órgão de trânsito. Quat

A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFVA), deflagrou uma operação que resultou na prisão de nove pessoas, entre elas, três servidores do Detran e um ex-servidor do órgão de trânsito. Quatro das prisões foram efetuadas na capital paraense.

A "Operação Loki" é resultado de uma investigação iniciada em julho de 2018, para apurar os crimes de organização criminosa, furto qualificado, estelionato, receptação, uso indevido de selo público, falsificação de documento público, falsificação de documento particular, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistema informatizado, corrupção ativa e corrupção passiva, praticados no período de março a julho daquele ano, em diversos municípios paraenses e outros Estados da Federação.

O trabalho de investigação contou com o apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), e das Delegacias de Almeirim e Bragança (PA), Riachão do Jacuipe (BA); Núcleo de Inteligência de Alagoas; Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos de Sergipe (DRFV/SE) e ainda contou com a parceria da Direção Geral do Detran do Pará.

As investigações da DRFVA do Pará mostraram a existência de uma cadeia de delitos iniciada após o aluguel de carros seminovos junto a empresas especializadas seguido da transferência fraudulenta de propriedade, culminando na venda a terceiros de boa-fé e posterior divisão dos lucros entre os envolvidos.

O alvo dos criminosos eram carros fabricados em 2017 e 2018 e quase sempre de alto padrão. Os locatários eram recrutados em estados distintos daqueles em que celebravam os contratos, como forma de dificultar as investigações. Após a locação, esses veículos eram transferidos para nomes de pessoas físicas, por servidores do Detran/PA envolvidos no esquema.

Leia mais:

Em seguida, outro servidor inserido no setor de arquivo do Detran/PA desviava os documentos decorrentes das transferências (CRV/CRLV), fornecendo-os a despachantes que, por sua vez, os entregavam aos estelionatários responsáveis pela venda dos automóveis. Alguns desses veículos ainda passavam por uma segunda transferência antes de serem oferecidos à venda, com o objetivo de fazer constar no CRV, como proprietário anterior, o nome de uma pessoa física em vez de uma locadora, dificultando, desse modo, a detecção da fraude.

Com a posse dos automóveis e munidos dos respectivos CRV’s e CRLV’s legítimos (materialmente), mais identidades falsas, em nome das pessoas que figuravam como proprietárias nos documentos, os estelionatários do grupo não tiveram dificuldades de vender os carros a terceiros, que, de boa-fé, acabam pagando valores próximos aos de mercado. Além das 9 prisões acima, foram recuperados 18 dos 67 veículos identificados como produto dos crimes.

Entre os presos estão Elizabeth Maria Campos Reça, Ângelo Shigemi Yamada, Sívio Vidal Campos Júnior, Wolney Daniel Araújo Cabral, Luiz Nazareno da Silva Santos, Samuel Vieira de Aguiar, Ângelo Ricardo Reis de Matos, Márcio Henrique Santos Fontes e Robervan Cruz dos Santos.OS.

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém. As investigações foram realizadas nas cidades de Belém/PA, Almeirim/PA, Bragança/PA, Abaetetuba/PA, Arapiraca/AL, Riachão do Jacuípe/BA e Aracaju/SE.

(Com informações da Polícia Civil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias