Já pensou convidar os amigos para assistir um jogo do seu time ou uma luta de UFC e na hora o serviço sair do ar? E se você for cobrado duplamente por um serviço que já foi pago? E, para piorar, se não conseguir um assistência para resolver o problema? Parece absurdo quando se está pagando por um serviço, mas é mais comum do que se imagina. Somando as reclamações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Procon-PA, a NET está entre as empresas de telecomunicações que lideram o número de insatisfação dos clientes, com mais de 8 mil reclamações nos últimos anos.
O jornalista Tiago Furtado é uma das pessoas que teve problemas com a NET Serviços e acabou tendo o nome “sujo” por um erro da empresa. “Optei pelo pacote da NET- com o combo de celular, internet, telefone fixo e TV- a cobrança que deveria ser uns R$ 150 e veio R$ 2.300. Tive muito problema para contestar. Devido a esse erro, eles mandaram meu nome para o Serasa e fiquei com o nome restrito. Passei mais de um ano para conseguir resolver a situação”, lembra.
Ele afirma que, fora as constantes cobranças indevidas, o serviço de internet e TV também é ruim. “Chego a ficar horas sem internet e o sinal da TV fica oscilando. E isso é muito ruim para quem está pagando por um serviço”, completa Tiago Furtado.
De acordo com informações da Anatel, no últimos anos foram registrados no órgão 6.998 reclamações da NET Serviços (TV, Banda Larga e Telefone).
Já o Procon do Pará registrou 1004 casos de reclamação contra a NET Serviços no período de janeiro de 2017 a fevereiro de 2019. A principais reclamação? Cobrança indevida e/ou abusiva, com 568 casos.
A propagandista Thais Souza também teve muitos problemas com a empresa de telecomunicações. “Uma vez um ponto saiu do ar. Então ligamos para a central para informar e eles agendaram a visita do técnico. No dia marcado, ligavam e tentavam resolver por telefone, porém, como não conseguiam, informaram que o técnico ia até nossa residência, mas ninguém aparecia. No outro dia voltávamos a ligar para central, mas éramos informados que no sistema constava como problema resolvido, sendo que nenhum técnico apareceu. Fizemos isso várias vezes, passou mais de um mês para o problema ser resolvido, mas a cobrança no final do mês veio normal”, lembra.
No site Reclame Aqui, o que não faltam são reclamações contra a NET Serviços, com mais de 40 mil situações nos últimos anos em todo o Brasil. Em busca realizada nesta quinta-feira (28), a avaliação dos consumidores é 2.4 (de 10).
MEDIDAS TOMADAS PELO PROCON
De acordo com informações do Procon, após o consumidor realizar a reclamação, é feita uma triagem para verificar documentação (protocolo, documento pessoal, nota fiscal, faturas, boletos e/ou documentos referentes a reclamação, comprovante de residência...). Passada essa fase, inicia o atendimento, que tenta um contato prévio com o fornecedor. Caso haja acordo neste contato, é cadastrado como atendimento preliminar, caso não, é aberta uma CIP (Carta de Investigação Preliminar), a qual o fornecedor tem até 10 dias para resposta. Se houver resposta positiva à reclamação, encerra o processo, caso contrário é repassado a gerente de conciliação, que por sua vez repassa aos conciliadores, que tem de 30 a 90 dias para enviar intimação ao fornecedor e uma notificação ao consumidor, informando sobre a audiência de conciliação. Nessa fase há três possibilidades: TA (Termo de acordo), TC (termo de comparecimento) e TE (Termo de encerramento). Se houver acordo o processo é arquivado, caso não haja acordo e exista fundamentação o processo segue para sanção administrativa, por análise da consultoria jurídica do órgão.
Em caso de insatisfação e reclamações do serviço da NET, o consumidor pode procurar o Procon ou Anatel.
COMO RECLAMAR NA ANATEL?
A Anatel possui um aplicativo chamado "Anatel Consumidor", onde podem ser feitas as reclamações, disponível para Android, iOS e Windows Phone; Pelo site, através do sistema FOCUS - Suporte do Atendimento aos Usuários; pelo telefone 1331 (ou 1332 para deficientes auditivos); ou presencial, em Belém, na Travessa Rosa Moreira, nº 476, Bairro do Telégrafo- de 8h às 12h e 14h às 18h.
COMO RECLAMAR NO PROCON?
As reclamações podem ser feitas diretamente no Procon, localizado na travessa Lomas Valentina, 1150 - Pedreira . O horário de atendimento é das 8h às 14h. O consumidor pode entrar em contato pelos telefones: (91) 3073-2824 ou 151 para recebimento de informações. O órgão possui o site http://www.procon.pa.gov.br, onde pode ser realizado o atendimento via e-mail pelo: [email protected]
(DOL)
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