plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Sexo no Carnaval: fique esperto contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis

A coordenadora estadual de IST/Aids da Sespa, Andrea Miranda, afirma que tanto as unidades de saúde quanto os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) concentram as ações de orientação e de distribuição de preservativos durante o Carnaval. “É um momen

A coordenadora estadual de IST/Aids da Sespa, Andrea Miranda, afirma que tanto as unidades de saúde quanto os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) concentram as ações de orientação e de distribuição de preservativos durante o Carnaval.

“É um momento de brincar, mas não se pode deixar de falar da sexualidade, de tirar dúvidas das pessoas. Quanto mais a gente puder difundir informações, mais se quebra o preconceito. A prevenção é a única forma de não se infectar e garantir a qualidade de vida do corpo”, alerta a especialista.

A campanha estará presente nos 144 municípios paraenses, mas, em locais com maior concentração de pessoas, como Vigia, Castanhal, Marudá, Marapanim, Salinópolis, Capanema, Bragança, Santa Maria, Ipixuna, Abaetetuba, Barcarena e Santarém, a atuação da Secretaria será mais intensa.


(Foto: Elza Fiusa/Agência Brasil)

TESTES

Quem acabar passando por uma situação de risco pode realizar testes gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e em 71 CTAs geridos pelas secretarias municipais de Saúde. Tudo é feito de forma anônima.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento para facilitar a correta interpretação do resultado. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias