plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Vacinação contra a gripe pode ser antecipada no Pará

Devido à proximidade com o Estado do Amazonas, que já registrou 12 óbitos por gripe causada pelo vírus H1N1, o secretário de Saúde Pública do Pará, Alberto Beltrame, solicitou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na quinta-feira (28), a antecipaç

Devido à proximidade com o Estado do Amazonas, que já registrou 12 óbitos por gripe causada pelo vírus H1N1, o secretário de Saúde Pública do Pará, Alberto Beltrame, solicitou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na quinta-feira (28), a antecipação da Campanha de Vacinação contra a Gripe em território paraense.

Em ofício enviado ao ministro, Alberto Beltrame argumentou que “é grande o fluxo de pessoas entre os dois estados, e que ambos têm similaridades climáticas e epidemiológicas”.

Segundo a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, a vacina protege contra três tipos de vírus (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B), sendo atualizada anualmente, uma vez que as cepas dos vírus sofrem mutação todo ano.

A coordenadora ressaltou, no entanto, que a vacina é direcionada aos grupos prioritários - crianças de seis meses a menores de 5 anos, mulheres gestantes e puérperas, idosos com mais de 60 anos, indígenas, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, professores e pessoas privadas de liberdade.

Em 2018, o Pará conseguiu vacinar 90% da população, mas não alcançou a meta entre as crianças menores de 2 anos.

CUIDADOS

Apesar de a campanha de vacinação abranger apenas os grupos prioritários, há uma série de medidas preventivas que a população pode adotar para evitar a gripe, como:

  • lavar e higienizar as mãos antes de consumir alimentos e após tossir e espirrar, utilizando lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • evitar tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal - talheres, pratos, copos e garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados, e evitar ficar perto de pessoas com sinais e sintomas de gripe.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias