plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Grafite vira ferramenta de ressocialização de detentos no Pará

Um grupo de 16 detentos do regime semiaberto da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) realizaram, na sexta feira (22), serviços de capina, limpeza externa, pintura e grafitagem, na Escola Cordeiro de Farias, em Belém. O grafite faz parte dos proj

Um grupo de 16 detentos do regime semiaberto da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) realizaram, na sexta feira (22), serviços de capina, limpeza externa, pintura e grafitagem, na Escola Cordeiro de Farias, em Belém. O grafite faz parte dos projetos de ressocialização do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), por meio do projeto Conquistando a Liberdade.

Com as ações, os internos trabalham voluntariamente na manutenção predial de escolas públicas, na Região Metropolitana de Belém e nos interiores. "A escola é um espaço emblemático e nosso papel é mostrar para a sociedade que eles só precisam de uma oportunidade para mudar de vida. E trazer eles para cuidar de uma escola, ter contato com esse ambiente, é de extrema importância para a ressocialização dessas pessoas”, relata o diretor de reinserção social, Edwilson Nascimento.

Fábio Roberto é o artista responsável pelo grande painel grafitado na Escola Cordeiro de Farias. "Esse projeto ajuda a gente a cumprir a pena de forma digna. Eu já gostava de pintura e grafitagem na minha adolescência e agora, como interno, eu posso mostrar minha arte, diminuir a minha pena e transformar essa minha habilidade em profissão, para quando eu sair do presídio poder trabalhar com grafite e ajudar a minha família”, concluiu.

Conquistando a Liberdade – O projeto é promovido pela Susipe, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Polícia Militar (PM). Inicialmente, era desenvolvido somente nas escolas da rede pública estadual de ensino, onde os detentos realizavam serviços de limpeza, poda de árvores, reparos nas redes elétricas e hidráulicas, e consertos de cadeiras e mesas. Atualmente, as ações também são realizadas nas próprias unidades penitenciárias do Pará.

O “Conquistando a Liberdade” atua na prevenção da violência, ajudando o detento a voltar ao convívio com à sociedade, além de reduzir a pena por meio do trabalho – a cada três participações no projeto, o interno consegue remir um dia da pena, direito garantido pela Lei de Execuções Penais.

A iniciativa é reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça como modelo de reinserção social para presos no país. O projeto já chegou a 18 municípios paraenses, e são eles: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel, Castanhal, Parauapebas, Marabá, Santarém, Altamira, Paragominas, Tomé-Açú, Tucuruí, Bragança, Abaetetuba, Cametá, Breves e Mocajuba.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias