plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Baleia encalhada em Soure era macho e quase adulto

A baleia da espécie jubarte, encontrada morta na praia do Araruna, litoral do município de Soure, no Marajó, era um macho quase adulto. O imenso animal tinha oito metros e foi encontrado na última sexta-feira (22). Um dia após o animal ter sido encontrad

A baleia da espécie jubarte, encontrada morta na praia do Araruna, litoral do município de Soure, no Marajó, era um macho quase adulto. O imenso animal tinha oito metros e foi encontrado na última sexta-feira (22).

Um dia após o animal ter sido encontrado, pesquisadores técnicos do Instituto Bicho D’água, uma ONG que atua em parceria com a Prefeitura Municipal de Soure, e técnicos do Museu Emílio Goeldi, estiveram no local para dar início aos estudos e descobrir as causas da morte do animal.

“Era uma espécie de um filhotão, ou seja, provavelmente tenha se emancipado há bem pouco tempo da companhia de sua mãe. Não sabemos se ele chegou com vida ou não”, disse em áudio a secretária de Meio Ambiente de Soure, Dirlene Silva.

LEIA TAMBÉM: Baleia jubarte de 11 metros é encontrada em praia de Soure

Comentários sugerem também que moradores teriam avistado a baleia em pontos diferentes da baía do Marajó. Em áudio, ela alertou para que a comunidade alerte as autoridades competentes o quanto antes em casos como esses, lamentou a morte e afirmou que tem interesse em manter os esqueletos da baleia.

"Nós pedimos que a população fique mais atenta e procure as autoridades competentes para casos, não só como esses, mas envolvendo também uma tartaruga marinha, um peixe-boi ou mesmo um boto, para que a gente tenha as condições ou mesmo procure parceiros que possam salvar os animais. A gente teve uma perda inestimável para o ecossistema marinho. Agora só nos resta fazer nossas pesquisas e tentar chegar a causa dessa morte, além de manter todo o esqueleto dessa baleia aqui no município de Soure, para que possa compor o Museu de Soure e servir de referência nos estudos para as nossas crianças, visitação e a comunidade em geral", disse.

(Com informações de Dario Pedrosa/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias