plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Recém-nascido que se afogou com leite materno está fora de perigo

A noite do dia 7 de janeiro de 2019 nunca será esquecida pela família do pequeno José, que sofreu uma parada respiratória nesta data por se afogar com leite materno. Após mais de um mês do incidente, o bebê passa bem, graças ao socorro dos bombeiros acion

A noite do dia 7 de janeiro de 2019 nunca será esquecida pela família do pequeno José, que sofreu uma parada respiratória nesta data por se afogar com leite materno. Após mais de um mês do incidente, o bebê passa bem, graças ao socorro dos bombeiros acionados pelo pai da criança, Jair Conceição, que mora com a família no bairro da Cremação, em Belém, próximo ao quartel do 1º Grupamento de Bombeiros Militar.

Na última sexta-feira (9), os agentes de segurança foram até a casa do bebê, que tem pouco mais de um mês agora, para verificar se ele e a família passavam bem. Na ocasião, foi entregue uma lembrança à mãe da criança, pelo subcomandante do 1º GBM, major Arteaga, em gratidão ao serviço prestado ao recém-nascido.

INCIDENTE

Após serem acionados, o 2º sargento Gabriel e a soldada Raíza acompanharam o homem até a residência dele, por volta de 23h do dia 7 de janeiro. Eles encontraram o recém-nascido apresentando dificuldades respiratórias e cianose – quando a pele começa a ficar azulada, características da falta de oxigênio. Os agentes fizeram, então, ventilações de resgate para melhorar a respiração da criança.

Depois, o militar Gabriel conduziu o veículo particular da família com os pais – visto que a mãe estava se recuperando da cirurgia pós-parto e era a única com habilitação veicular, até o hospital Rio Mar, onde a criança recebeu atendimento especializado e ficou fora de perigo.

CUIDADOS

A corporação ressalta que geralmente as situações de engasgue acontecem com leite materno, quando o bebê regurgita ou até durante a amamentação. Já para bebês de seis meses a um ano, o risco maior é de sufocamento por ingerir pequenos materiais. É a época de introdução da alimentação e eles podem engasgar com pedaço maior de alguma coisa, por exemplo, um pão que a mãe dá na mão dele.

Em virtude disto, os militares deram algumas dicas de como proceder em situações de engasgo: com o polegar e o indicador devem segurar o pescoço do bebê, e com a outra mão, entre as duas escápulas, bate quatro vezes. Esse empurrão tem que ser moderado conforme o tamanho da criança. “Este procedimento deve ser feito, no máximo, três vezes. Nesse meio tempo alguém tá pedindo socorro”, afirma o bombeiro Gabriel.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias