Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


24°
R$

Notícias / Notícias Pará

Notícias Pará

Antes de pular o carnaval, cuide bem da sua alimentação

sábado, 09/02/2019, 07:38 - Atualizado em 09/02/2019, 07:42 - Autor:


O carnaval está chegando e os brincantes só estão pensando mesmo é em cair na folia. Mas é preciso preparar o corpo para suportar tantas horas de desgaste físico. Durante a curtição, a recomendação é hidratar o organismo com bastante líquido e seguir uma boa alimentação rica em frutas e verduras.


O primeiro cuidado é repor o líquido perdido na transpiração devido à eliminação de sais minerais importantes para o organismo. A nutricionista Maria Flor Silva explica que esse desgaste pode ser amenizado com a ingestão de líquido. “O ideal é tomar, no mínimo, de dois a três litros de água por dia, inclusive no momento da folia”, sugere.


Além disso, o consumo de bebida alcoólica associado ao clima quente da nossa região desidrata muito mais rápido e deve ser controlado. Para evitar a desidratação, a recomendação é tomar água de coco, sucos naturais e intercalar a bebida alcoólica e a água. O gasto energético do carnaval exige, ainda, atenção com a alimentação.


Para começar bem o dia e evitar maiores desgastes físicos o folião deve fazer um café da manhã reforçado com frutas e alimentos com fontes de energia, como o pão integral. “A alimentação é um detalhe importante, que precisa ser feita na hora certa, com refeições regulares e com lanches nos intervalos”, explica Maria Flor.


O ideal, segundo ela, é ingerir, de preferência, vegetais escuros, como brócolis e couve, que ajudam no funcionamento do fígado. Manter uma alimentação saudável é fundamental para o corpo aguentar o pique do carnaval, portanto deve-se também evitar alimentos gordurosos que retardam a digestão e causam sonolência.


Outra dica é não ficar muito tempo em jejum. Por isso, além de manter as refeições de rotina, os foliões podem levar pequenos alimentos, como barras de cereal, castanhas e biscoitos integrais. “Sem esses cuidados certamente os brincantes vão sentir ressaca com possibilidade até de desmaios e desconfortos intestinais”, ressalta a nutricionista.



(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS