Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


25°
R$

Notícias / Notícias Pará

Notícias Pará

Treinamento e credenciamento de microeempreendedores iniciam nesta quarta em Parauapebas

quarta-feira, 06/02/2019, 13:50 - Atualizado em 06/02/2019, 14:19 - Autor:


Mais de oitenta microempreendedores individuais de Parauapebas, sudeste paraense, participam do I Treinamento e Credenciamento de MEI’s na nova plataforma digital de gestão tributária do município. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Parauapebas em parceria com o Sebrae.


O curso, que inicia nesta quarta-feira (6) e segue até a próxima sexta (8), será ministrado pelo consultor Edmilson Pires, da empresa Desenvolve, que implantou a ferramenta tecnológica no município.  As aulas estão ocorrendo no Centro Universitário de Parauapebas.


O Diretor do Departamento de Arrecadação Municipal (DAM) da prefeitura de Parauapebas, Anísio Teixeira, fez a abertura oficial do treinamento. “É fundamental que os microempreendedores individuais do nosso município façam esse treinamento e credenciamento na plataforma, porque precisam emitir nota fiscal de serviços digital e alvará digital para trabalharem normalmente”, observa Anísio Teixeira.


De acordo com os números do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa – Sebrae, somente no município existem cerca de 5.934 MEI’s, que exercem diversas atividades domiciliares, como serviços elétricos, mecânicos, consertos de bicicleta, consultores, construção civil, e também nos segmentos de confecção e alimentação.


É importante destacar que dentre esses microempreendedores individuais, apenas 394 estão com o credenciamento deferido pela prefeitura. Esses números são preocupantes, como afirma o diretor do DAM. “Os MEI’s precisam se cadastrar. Caso contrário não vão poder emitir nota fiscal nem o alvará”.


O consultor da empresa Desenvolve, Edmilson Pires, ressalta que o curso vai informar aos MEI’s de Parauapebas todo o passo a passo para se credenciar no portal de gestão tributária da prefeitura, fornecendo dados pessoais, informações sobre a atividade desempenhada e o faturamento mensal dos últimos doze meses, dentre outras.  A partir disso, o microempreendedor individual vai se habilitar para emitir a Nota Fiscal de Serviços Digital, que já está disponível desde o dia 1º de janeiro deste ano, e o Alvará Digital, que poderá ser obtido a partir de 28 de fevereiro.


“A nova plataforma facilita o trabalho e a vida do microempreendedor individual, que poderá obter os documentos fiscais com mais segurança, agilidade e, principalmente, sem burocracia”, destaca Edmilson Pires.


SERVIÇO


I Treinamento e Credenciamento de Microempreendedores Individuais de Parauapebas


Local: CEUP – Quadra Especial, Rua A, bairro Cidade Nova


Horários: 9h às 12h e 15h às 18h


Mais informações: 3346 4222


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS