plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Visual canino: saiba os tipos de tosa mais comuns e seus benefícios

Quem tem pet em casa sabe o quanto é importante dar atenção à higiene do animal. Porém, apesar de ter noção sobre o quanto a tosa é fundamental para garantir a saúde e aparência dos cachorros, muita gente não faz ideia de qual tipo de procedimento realiza

Quem tem pet em casa sabe o quanto é importante dar atenção à higiene do animal. Porém, apesar de ter noção sobre o quanto a tosa é fundamental para garantir a saúde e aparência dos cachorros, muita gente não faz ideia de qual tipo de procedimento realizar em seu bichinho. Claro que ver a pelagem linda, sedosa e brilhosa nos pets é um dos fatores que mais levam os donos aos petshops, porém, além da estética, a tosa traz uma série de benefícios para os animais e seus donos.

"A tosa é essencial para o Farid. Há questões estéticas, já que mantém a pelagem bonita. Além disso, o principal benefício é a saúde dele. O procedimento é realizado de 15 em 15 dias e, quando deixo esse tempo passar, o pêlo das patinhas acabam crescendo demais e, com isso, acaba escorregando", ressaltou Maira Ruffeil, tutora de Farid, um maltês de um ano e nove meses.

Assim como Maira, outros tutores sabem o quanto a tosa é essencial para manter a saúde do pet em dia. Porém, nem todos conseguem ter esse acompanhamento de um profissional qualificado. Para ajudá-lo a escolher o procedimento ideal para o seu bichinho, o "Papo de Pet" de hoje traz uma série de dicas sobre os tipos de tosas, suas indicações e benefícios. Para isso, conversamos com o especialista em tosagem de animais, Helder Corecha, que atua no mercado paraense há cinco anos.

A primeira dica antes de realizar qualquer procedimento no animal é que os tutores procurem auxílio de profissionais habilitados e qualificados. Confira os tipos de tosa mais comuns:

TOSA GERAL OU TOSA COMPLETA

Geralmente, ela é indicada para tutores que não têm tempo de escovar ou cuidar de uma forma mais detalhada da pelagem do pet. Devido ao calor, ela também é indicada para cachorros muito pelunos não sofrerem com o clima. Nesse tipo de tosa, o animal fica 'pelado', com os pêlos bem baixos. Porém, o profissional alerta sobre os cuidados que esse tipo de procedimento requer, pois com a pele mais exposta, o pet corre o risco de adquirir algum tipo de doença. Além disso, Helder ressalta que o corte deve ser feito com muito cuidado.

"É necessário ter um certo cuidado no momento de fazer a tosa geral, pois nesse tipo de procedimento, o profissional precisa usar uma lâmina baixa. É como no corte do cabelo humano, onde é usada a máquina zero. Essa lâmina esquenta bastante e é preciso ter o cuidado com a temperatura da lâmina, para não correr o risco de machucar o animal. O ideal é que o tosador tenha mais de uma lâmina durante o trabalho".

(A cadela precisou fazer a tosa geral, pois estava prestes a dar cria. Foto: Reprodução/Helder Corecha)

Outro fator que deve ser levado em consideração nesse tipo de tosagem é que o pelo serve como proteção térmica para o animal, tanto para o frio quanto para o calor. Então, o mais indicado é evitar a tosa geral. A tosa completa é indicada em casos onde o pet acabou adquirindo pulgas ou carrapatos, formação de nós na pelagem, ou situações como de fêmeas que vão dar cria. Como normalmente o animal vai passar alguns dias sem tomar banho, a tosa geral é ideal para manter o controle do pelo das cadelas.

TOSA BEBÊ

É o tipo de tosa indicada para animais que não costumam andar muito na rua e cujos tutores costumam cuidar da pelagem do pet através da escovação e banhos semanais. É considerada uma tosa mediana, que auxilia tanto na estética quanto nos cuidados com a saúde do animal. Com os pelos 'fofinhos', o pet acaba adquirindo a aparência de filhote, o que dá origem à nomenclatura do procedimento.

(Nesse tipo de tosa, o animal acaba ganhando a aparência de filhote. Foto: Reprodução/Helder Corecha)

Esse tipo de tosagem exige um cuidado especial dos donos: a escovação deve ser realizada entre duas a três vezes por semana. "Eu sempre indico aos meus clientes que os tutores escovem várias vezes na semana os pelos do animal", destacou o profissional.

TOSA HIGIÊNICA

É também chamada de tosa necessária para cachorros de pelos longos ou medianos, já que, geralmente, os pelos localizados nas regiões íntimas do animal podem concentrar bactérias e fungos devido as fezes e o xixi que acabam ficando no local.

Ela é dedicada exclusivamente à higiene e à segurança do pet. Este tipo de tosa é realizada nas patas, barriga e partes íntimas do peludo. Em casos de animais que costumam passear na rua, a pelagem do animal nas patas é fundamental para garantir a proteção dos pets. Já aqueles que costumam ficar dentro de casa, em locais lisos, a tosa da pata é essencial para garantir a segurança do pet, evitando que o mesmo escorregue e se machuque.

(O animal realizou a tosa higiênica nas patinhas e permaneceu com o pelo do corpo mais alto. Foto: Reprodução/Helder Corecha)

Esse tipo de tosa exige uma certa atenção dos donos dos animais. A região das patas, por exemplo, exigem certos cuidados. "No caso das patinhas, não é bom que o tosador 'cave' muito na hora de tirar a pelagem. A região das patas é uma área muito sensível. Ela apresenta uma série de vasos sanguíneos e o animal acaba correndo o risco de se machucar durante o procedimento", afirma o profissional.

ASSISTA O VÍDEO DO PROFISSIONAL RELIZANDO A TOSA HIGIÊNICA NAS PATINHAS DO FARID:

TOSA PADRÃO DE RAÇA

Serve para manter características próprias de cada raça. Cães como schnauser e poodle podem apresentar mais de 10 diferentes tosas, assim como outras raças. "Esse tipo de tosa é aquela que traz as características de cada raça, que quando você vê, conhece ou estuda e olha para o animal, logo o identifica", ressalta Helder.

(Esse tipo de tosa é realizado em animais que participam de campeonatos de raças. Foto: Reprodução)

De acordo com Helder, esse tipo de procedimento é também comum em animais que participam de campeonatos de cães de raça. Além disso, ele friza o quanto a tosa de raça valoriza a beleza e estética do pet. "Esse tipo de tosagem dá um charme ao animal, ele fica muito bonito. Ela está diretamente ligada à estética do animal", afirma o tosador.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO TOSAR MEU ANIMAL?

Uma das maiores preocupações dos donos de cachorro é saber qual o tempo ideal para manter a pelagem do animal em dia. De acordo com Corecha, não há um padrão para ser feita a tosa. "Isso varia muito da necessidade do dono do animal. Além disso, depende do tipo de tosa que será realizada. A geral, por exemplo, é feita mensalmente. A padrão de raça já pode ser realizada de 2 em 2 meses. Então, isso acaba sendo muito relativo, conforme a necessidade do animal e do dono".

CUIDADOS COM OS OLHOS

Os tutores devem ter uma atenção especial com a região dos olhos dos animais, principalmente os cachorros que têm uma pelagem longa, já que os mesmos apresentam uma tendência maior a ter irritações nessa região. Por ser uma região delicada e sensível, a tosa na região dos olhos requer cuidados redobrados.

Helder explica que os donos dos pets têm duas opções: deixar que os pelos da região dos olhos cresçam normalmente, o que é o mais indicado, ou realizar a tosa higiênica na área dos olhos. Porém, é importante destacar que essa tosa nos olhos deve ser realizada sempre. Quando o procedimento não é realizado, o animal pode sair machucado. "Sem o cuidado necessário, o pelo acaba entrando nos olhos do cão. Com isso, a tendência é irritar, machucar, coçar e o animal acaba tendo agonia, passando a patinha, o que pode ocasionar lesões na córnea do pet", ressaltou o profissional.

Outra dica do tosador está relacionada à higiene dessa área, como o uso de produtos específicos para limpeza da região, como soro fisiológico, por exemplo.

"É importante lembrar que o cachorro é um ser vivo, que ele é bem mais delicado que um ser humano, que se ele precisar de ajuda ele não vai saber pedir. Então, é preciso ter todo o cuidado do mundo antes de começar a fazer uma tosa em um animalzinho" finalizou o tosador.

Agora que você sabe tudo sobre tosa, não deixe de levar seu peludinho para dar aquele tapa no visual de vez em quando, hein?! Além de ficar mais bonito, ele ficará mais limpinho, confortável e saudável.

Gostou do "Papo de Pet" de hoje? Deixe sua sugestão para a próxima edição!

(Paloma Lobato/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias