Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


30°
R$

Notícias / Notícias Pará

Notícias Pará

Aplicativo pode facilitar coleta seletiva de lixo

segunda-feira, 04/02/2019, 07:45 - Atualizado em 04/02/2019, 07:45 - Autor:


Estudantes do curso de Tecnologia em Produção Multimídia da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolveram o aplicativo AWA Online, que tem como objetivo facilitar a coleta seletiva de lixo na cidade de Belém, com o foco na população, empresas e condomínios, que podem entrar em contato facilmente com cooperativas parceiras do aplicativo. A ferramenta já está disponível para cadastro de usuários e trabalhadores de coleta seletiva.


Para utilizar os serviços de coleta, basta fazer download do aplicativo e agendar o recolhimento de resíduos recicláveis com as cooperativas parceiras, que farão a coleta no local e dia marcados. O usuário deve informar o peso dos resíduos e o tipo de material que será reciclado (papel, metal, plástico, vidro ou eletrônicos). Os agendamentos devem ser realizados previamente, com o prazo mínimo de 48 horas antes da data marcada.


O startup desenvolvedor do aplicativo foi pensado pelos estudantes Fátima Ferreira, Landara Mendes e Wanderlei Aleixo, com a orientação dos professores John Fletcher e Rodrigo Genu, e surgiu com a necessidade de explanar o ciclo do lixo na região metropolitana da capital paraense, observada pelos estudantes na disciplina de empreendedorismo. A equipe, conta ainda, com o auxílio de Fábio Zamora.


Fátima Ferreira explica que, como toda tecnologia, aplicativos como AWA devem ser atualizados constantemente, o que já está previsto para acontecer com o AWA. “Já está sendo feita a adição de um espaço para o envio de fotos, para que as cooperativas vejam a quantidade de material a ser recolhido e, possivelmente, a distinção dos mesmos. O aplicativo vai continuar se atualizando para se adequar aos seus usuários, conforme a necessidade”.


Futuramente, a empresa também montará um plano para parcerias e colaborações. Quem desejar colaborar com sugestões ou tiver alguma dúvida pode encaminhar e-mail para a startup via [email protected]


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS