plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Celpa alerta para a segurança dos foliões nos blocos da Cidade Velha

De acordo com a Liga dos Blocos da Cidade Velha (LBCV), a programação do pré-carnaval 2019 em Belém deve ocorrer até o último final de semana antes do feriado oficial do Carnaval, dia 24 de fevereiro. No total, 17 blocos desfilarão e ainda devem ter mais

De acordo com a Liga dos Blocos da Cidade Velha (LBCV), a programação do pré-carnaval 2019 em Belém deve ocorrer até o último final de semana antes do feriado oficial do Carnaval, dia 24 de fevereiro. No total, 17 blocos desfilarão e ainda devem ter mais festas em outros pontos da capital paraense. A largada para a folia já foi dada no último dia 26 de janeiro e para que os foliões dos blocos curtam as festas com segurança, é, também, necessário ficarem atentos a algumas dicas no que diz respeito a energia elétrica.

O executivo da área de Segurança Celpa, Alex Fernandes, ressalta a importância de brincar com responsabilidade e o cuidado com materiais utilizados na folia. “Serpentinas de papel ou metálicas e jatos de espumas ou de água devem ficar o mais longe possível da fiação elétrica. Essas combinações jamais devem acontecer para evitar risco de choque elétrico. Em caso de colisão entre carros e postes, provocados por motoristas alcoolizados, não se deve tocar ou se aproximar dos cabos caídos no solo e das partes metálicas dos veículos para evitar choques”, alerta o executivo.

Também é importante lembrar os riscos que os trios podem oferecer. “Deve-se ter cuidado quando utilizar este tipo de veículo, pois uma das maiores causas de acidentes no Carnaval ainda está relacionado ao contato das pessoas que ficam em cima dos trios elétricos com a fiação localizada nas vias públicas. E isso pode ser fatal”, ressalta Alex.

As decorações e alegorias, também merecem atenção. As mesmas não devem ser fixadas em postes ou nos cabos. Nunca a população deve tocar ou levantar os fios de baixa/média tensão, mesmo se estiver usando luvas isolantes. A rede elétrica só pode ser manuseada por profissionais da Celpa, que são habilitados e possuem preparo técnico para tal função. Para registrar qualquer tipo de ocorrência ou acidente envolvendo a rede de energia, deve-se entrar em contato imediatamente com a Celpa por meio do 0800 091 0196.

COMÉRCIO INFORMAL

Visando cuidados com a segurança para evitar curtos-circuitos, incêndios na rede elétrica com ligações irregulares e outros imprevistos, a Celpa disponibiliza para trabalhadores do comércio informal as ligações provisórias. O serviço é realizado pela distribuidora para garantir energia de qualidade e segurança para autônomos que realizam algum tipo de atividade comercial em eventos.

Os clientes devem procurar a Celpa com no mínimo com 10 dias de antecedência ao início da abertura do comércio, para que seja realizada uma avaliação no local e viabilidade da demanda. Os clientes interessados devem se dirigir a uma agência de atendimento da Celpa portando os documentos de identificação (RG e CPF), informar o quantitativo de carga demandada, com a relação dos aparelhos que serão usados, e os dias que serão utilizados. Após realizar um cadastro, será emitido uma fatura do serviço.

(Com informações da Celpa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias