plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Meteu o 'pé na jaca' e prometeu mudar em 2019? Calma!

Exagerou durante todo o ano de 2018 e agora bateu aquela dor na consciência por ter fugido da dieta? Prometeu que vai mudar e que 2019 vai ser diferente? Calma! Cometer deslizes de vez em quando é normal. Se você retornar logo à sua rotina de alimentaç

Exagerou durante todo o ano de 2018 e agora bateu aquela dor na consciência por ter fugido da dieta? Prometeu que vai mudar e que 2019 vai ser diferente? Calma! Cometer deslizes de vez em quando é normal. Se você retornar logo à sua rotina de alimentação saudável nada está perdido.

O nutricionista Leonardo Lourenço e a coluna Te Cuida vão te ajudar a recuperar o organismo após os excessos. Para isso, o nutricionista explica que é preciso ter tranquilidade e exercitar a paciência.

“Dieta é estratégia prolongada, por isso calma, não se estresse tanto. Na nutrição nada é de um dia para o outro. Não siga restrições severas só porque cometeu excessos em um dia ou outro. A obsessão pelo emagrecimento de qualquer maneira pode gerar uma compulsão, fazendo com que, ao invés de emagrecer, a pessoa ganhe ainda mais peso”, explica Leonardo.

Para o nutricionista, a melhor forma de começar bem o dia é com um bom café da manhã e este deve conter alimentos saudáveis e nutritivos. As frutas são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, e ingerir esses nutrientes pela manhã pode fazer com que seu corpo receba boa parte do que precisa para o restante do dia, mas a função de desintoxicar fica para nossos órgãos.

Por isso, ele alerta para os ‘milagres’ atribuídos aos sucos detox. “ Não existe remédio melhor do que um belo suco pela manhã, mas não se engane por receitas de sucos detox que prometem o impossível”, alerta Leonardo.

Segundo o nutricionista, a função de desintoxicar o organismo fica por conta dos órgãos do nosso corpo. “Esses sucos com suas vitaminas e minerais não têm poder de desintoxicar. Nossos rins e fígado são os órgãos que trabalham para isso. Esse mito foi criado para marketing pessoal. Os sucos de frutas possuem grande ajuda em várias outras coisas, mas não que sozinhos sejam responsáveis por toda a ‘limpeza’ do nosso corpo”, explica.

Segundo o nutricionista, se você pegar um suco de laranja, abacaxi ou limão e acrescentar ingredientes como gengibre, hortelã ou couve, terá um suco com ótimas propriedades para ajudar na saúde em geral . Portanto, um suco verde tem como finalidade fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças, melhorando o trânsito gastrointestinal, prevenindo o câncer, melhorando a saúde dos cabelos e unhas, ajudando na ação antioxidante e antiinflamatória do organismo (que não tem nada a ver com a "desintoxicação").

Ele explica que algumas receitas ajudam no tratamento de disfunção erétil, ajudam na alívio das dores da cólica menstrual e melhoram a circulação sanguínea.

Não esqueça de colocar estes itens na sua lista!

Arroz branco e massas são grandes vilões

Uma dica importante para quem quer iniciar uma dieta é evitar arroz branco e massas. Carboidratos refinados geralmente são inimigos de qualquer alimentação saudável. Eles possuem um baixo valor nutritivo e podem causar uma série de problemas no organismo, como acúmulo de gordura e sobrecarga de insulina. O ideal desta refeição é que você coma bastante proteína acompanhada de legumes e verduras. O arroz e a massa integral são um pouquinho mais caros, mas pode acreditar, o investimento vale a pena.

“Estas são dicas gerais, mas eficientes. Claro que não anula a necessidade do acompanhamento profissional. Procurar um profissional de nutrição e de educação física é fundamental para iniciar o ano de maneira saudável” orienta o nutricionista.

Substituir o café por chá: uma grande pedida

Aqui no Pará o café é praticamente uma unanimidade. É tarefa difícil encontrar algum lar paraense que não use e abuse de cafeína. Mais raro ainda é encontrar alguém que beba chás. E este hábito pode ser essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

Uma boa dica é substituir gradativamente o café pelos chás termogênicos, como os chás verde e branco. Eles possuem propriedades diuréticas e antioxidantes, além de acelerar o metabolismo de nosso organismo, nos ajudando a perder peso. Faça o teste!


Siga as dicas do Te Cuida!

Não esqueça: beba bastante água ao longo do dia. Só com água nosso organismo conseguirá trabalhar bem e de maneira eficiente. Além disso, beber água minimiza a retenção de líquido e diminui o inchaço. A recomendação é de pelo menos 2 litros de água por dia.

O nutricionista Leonardo Lourenço dá dicas importantes aos leitores do DOL

“Não se deve buscar resultados rápidos. Evite estas receitas ‘milagrosas’ que prometem te fazer perder 20 kg em um mês. Resultados bons vêm sempre acompanhados de muito esforço e reeducação alimentar programada. Dietas da moda não fazem bem para saúde e causam efeito contrário em muitos casos”.

Reportagem: Igor Reis

Multimídia: Demax Silva e Vicente Crispino

Edição: Fabiana Batista

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias