plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Projeto de prática de canoagem é lançado para pessoas com deficiência

Um clima de festa e muita disposição marcou o lançamento do projeto “Meninos do Rio”, do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), ontem, que contou com a participação de cinco usuários com deficiências variadas e indicação para a prática da mod

Um clima de festa e muita disposição marcou o lançamento do projeto “Meninos do Rio”, do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), ontem, que contou com a participação de cinco usuários com deficiências variadas e indicação para a prática da modalidade de canoagem e stand-up paddle, desenvolvido às margens da Baía do Guajará, onde fica localizado o único centro da região Norte que oferece assistência global à Pessoa com Deficiência (PcD).

O Stand Up Paddle ou SUP é uma modalidade onde originalmente se praticava o remo em prancha em pé e com remo de pá larga para se locomoverem, hoje se utiliza a prancha de outras maneiras – sentado ou deitado, e, a canoagem em caiaque ou canoa havaiana, são esportes que podem ser praticados individualmente ou de forma coletiva indicada para PcD.

A associação da atividade esportiva aquática com o tratamento convencional da reabilitação garante a amplitude da perspectiva terapêutica do projeto.

De acordo com a coordenadora do setor de Fisioterapia do CIIR, Monizze Carleto, o treinamento realizado na água, permite a estimulação do corpo como um todo. “Essa terapia consegue evoluir na reabilitação, o sistema músculo-esquelético, velocidade, força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, lateralidade, resistência cardiorrespitória, neuromuscular”, explicou.

O usuário Saulo Melo, 32, é um dos beneficiados com indicação para o stand-up paddle. “É muito bom participar desse projeto. Gostei demais e estou muito feliz. Pretendo continuar. Fisicamente me sinto mais disposto com amplitude de movimentos e, também emocionalmente é ótimo. O esporte melhora humor, a interação e autoestima”, disse o cadeirante.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias