plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Projeto Ninho da Coruja do TRT8 debate o Trabalho Infantil na comunidade de Fátima

O juiz de Direito Cláudio Rendeiro, que interpreta o personagem humorístico Epaminondas Gustavo, participa nesta quarta (16), às 18 horas, no Barracão da Escola de Samba da Matinha, no bairro de Fátima, em Belém, da Roda de Conversa sobre trabalho infanti

O juiz de Direito Cláudio Rendeiro, que interpreta o personagem humorístico Epaminondas Gustavo, participa nesta quarta (16), às 18 horas, no Barracão da Escola de Samba da Matinha, no bairro de Fátima, em Belém, da Roda de Conversa sobre trabalho infantil. O tema da palestra é "Evolução comunitária e sorrisos a brilhar", nome de uma das Alas que representará formas de trabalho infantil durante o Desfile Oficial do Carnaval de Belém.

Na palestra, o juiz abordará direitos de crianças e adolescente e as razões que todas as crianças tem para sorrir, tema da ala que terá como destaque o personagem Epaminondas Gustavo.

A programação, que começou no dia 14 deste mês, já levou para o barracão da escola de samba representantes da FUNPAPA e professores da Universidade da Amazônia(UNAMA). Um dos temas da roda de conversa foi "Na educação, o sol deveria brilhar para todos" com a pedagoga Ana D'Arc, da UNAMA. A professora mostrou a importância da educação no processo de desenvolvimento social e as várias formas de compartilhar conhecimento.

Organizada pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do Tribunal Regional do Trabalho da 8 Região (TRT8), o evento reuniu integrantes da Escola de Samba da Matinha, moradores da comunidade e professores da UNAMA.

A Coordenadora do curso de Serviço Social da UNAMA, Fábia Jaqueline, disse que eventos como esse aproximam a Universidade das pessoas, levando conhecimento e educação para combater o trabalho infantil e mudar essa triste realidade.

A desembargadora federal e coordenadora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8, Zuíla Dutra, explicou que eventos como esse são para esclarecer a sociedade sobre os males provocados pelo trabalho infantil e também a importância do estudo, da educação e do brincar para o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente. Segundo a desembargadora, a conscientização vai propiciar uma sociedade diferente no futuro.

Para a juíza do TRT8, Vanilza Malcher, que também é gestora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, as oficinas e rodas de conversas são formas de estimular a comunidade, especialmente as crianças, adolescentes e jovens, a estudar. Vanilza explicou que, para incentivar a educação, o projeto se uniu à UNAMA, que terá, no desfile oficial do Carnaval de Belém deste ano, uma Ala com o tema "O direito de sonhar: o sol deverá brilhar para todos".

Segundo Rodolfo Trindade, presidente da Escola de Samba, a roda de conversa e a parceria da UNAMA com a Escola de Samba da Matinha são de grande importância para a conscientização sobre o combate ao trabalho infantil e a Ala coordenada pelo juiz Claudio rendeiro será uma das mais animadas."Essa Ala será uma das mais alegres da escola porque será conduzida pelo Epaminondas Gustavo, que é muito irreverente e engraçado".

As Rodas de Conversa foram criadas pelas juízas que integram a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo a Aprendizagem para que a comunidade do entorno da escola de samba pudesse debater o tema do trabalho infantil e conhecer cada uma das alas que representam as formas como esse trabalho se apresenta na sociedade. "Cada palestra é seguida de apresentação da fantasia que vai retratar cada ala da escola. O juiz Claudio Rendeiro será o destaque de uma ala que fala sobre os motivos que a criança e o adolescente têm de sorrir", explicou a juíza Vanilza Malcher.

NINHO DA CORUJA

O Projeto da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil em parceria com a Escola de Samba da Matinha começou em março de 2018 com a conscientização da comunidade sobre o tema por meio de oficinas e palestras. O samba enredo "No ninho da coruja, a criança e o adolescente têm direito de sonhar" foi escrito pela juíza Vanilza Malcher, titular da 2ª Vara do Trabalho de Belém. Na avenida, o interprete será o puxador de samba Pixulé, do Rio de Janeiro. A Escola de Samba da Matinha, primeira do país a retratar na avenida as formas de exploração do trabalho infantil, será a oitava a desfilar no dia 23 de fevereiro, data do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém. A escola levará para a avenida 1.200 brincantes distribuídos em 15 alas e 3 carros alegóricos.

RODAS DE CONVERSA - PROJETO NINHO DA CORUJA

16/01 (quarta-feira) - Roda de Conversa com Cláudio Rendeiro, Juiz de Direito, e Epaminondas Gustavo, seu personagem humorístico.
Tema: " Evolução comunitária e sorrisos a brilhar"
Local: Barracão da Escola de Samba Samba da Matinha
Público-alvo: Comunidade do bairro de Fátima e quem tiver interesse no tema.
Hora: 18h

(Com informações do TRT8)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias