Notícias / Pará

ECONOMIA

Saiba como ter planejamento financeiro para ficar livre das dívidas do ano passado

Sexta-Feira, 04/01/2019, 07:32:05 - Atualizado em 04/01/2019, 07:32:05 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Saiba como ter planejamento financeiro para ficar livre das dívidas do ano passado (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Para muita gente, uma das metas para 2019 é se livrar das dívidas adquiridas no ano de 2018. Em pesquisa divulgada essa semana pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que 51% dos brasileiros pretendem juntar dinheiro em 2019 e 37% pretendem pagar dívidas.

A Vice-Presidente Regional da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Ana Ferrari, afirma que esse é o momento oportuno para iniciar o planejamento financeiro, e adotar alguns passos importantes para quem pretende quitar débitos referentes ao ano de 2018.

Segundo a educadora financeira, o primeiro passo é fazer uma relação de todas as dívidas que estão pendentes. Caso não tenha a dimensão de todas, o aconselhável é fazer uma pesquisa no site do Serasa Consumidor. Em seguida, fazer a soma total e levar em consideração as taxas de juros de cada instituição. A educadora lembra a importância de priorizar as dívidas que possuem as maiores taxas de juros, como cartões de crédito e cheque especial.

Após esse momento, a pessoa deve entrar em contato com as empresas buscando um acordo para renegociar os débitos. Também é preciso planejar o orçamento mensal para que os valores das parcelas sejam honrados e pagos devidamente sem atrasos, o que pode prevenir a quebra de contrato.

OUTRA DICA - O próximo passo é tentar poupar o máximo possível para que as dívidas sejam pagas em poucas parcelas ou até mesmo à vista, evitando juros mais altos.

(Wesley Costa/Diário do Pará)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL