plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cerimônia de posse de Helder ocorrerá em três cidades

O primeiro dia do ano será marcado pela programação de posse do governador eleito do Estado do Pará, Helder Barbalho, e de seu vice, Lúcio Vale, em três diferentes municípios do Estado. Além da capital Belém, a solenidade ocorrerá também em Marabá e Santa

O primeiro dia do ano será marcado pela programação de posse do governador eleito do Estado do Pará, Helder Barbalho, e de seu vice, Lúcio Vale, em três diferentes municípios do Estado. Além da capital Belém, a solenidade ocorrerá também em Marabá e Santarém – ambas no dia 1º. A posse encerra o processo que iniciou, no último dia 18 de dezembro, com a diplomação dos candidatos eleitos para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Na terça-feira, 1º de janeiro, a primeira cerimônia de posse ocorrerá às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Já às 10h está prevista a realização da transmissão da Faixa Governamental, com cerimônia realizada em frente ao Palácio Lauro Sodré, onde funciona o Museu Histórico do Estado do Pará.

As outras duas solenidades de posse previstas são simbólicas e pretendem reforçar o compromisso da gestão que inicia de se fazer presente em todo o Estado. Ainda no dia 1º, o governador eleito tomará posse, às 15h, no município de Marabá. Já às 18h30, a solenidade será repetida em Santarém.

HISTÓRIA

Nascido em Belém no dia 18 de maio de 1979, Helder Zahluth Barbalho graduou-se em administração em 2002 pela Universidade da Amazônia (Unama) e tem pós-graduação MBA Executivo em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Em 2000, foi eleito o vereador mais votado de Ananindeua e, dois anos depois, se elegeu deputado estadual, também como o mais votado. Aos 25 anos, assumiu a Prefeitura Municipal de Ananindeua, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Ainda como prefeito da terceira maior cidade da Amazônia, Helder assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Já em 2008 se afastou da presidência da Famep para concorrer à reeleição como prefeito de Ananindeua, sendo eleito no primeiro turno. Em 2011 retornou à frente da Famep após ser eleito por unanimidade, permanecendo na entidade até 2014. No mesmo ano, concorreu ao Governo pela primeira vez, ganhando o primeiro turno com 49,8%, mas ficou em segundo lugar no segundo turno.

De janeiro a outubro de 2015, Helder atuou como ministro da Pesca e Aquicultura. Já de outubro de 2015 a abril de 2016, ocupou o cargo de ministro da Secretaria Nacional dos Portos. De 12 de maio de 2016 a 6 de abril de 2018, esteve à frente do Ministério da Integração Nacional. É o atual presidente em exercício do MDB no Pará.

NÚMEROS

55,43% -Foi o percentual dos votos registrados no segundo turno das Eleições 2018 que deram a Helder Barbalho a vitória e o cargo de governador do Pará.

Programação -1º de janeiro de 2019

- 9h Cerimônia oficial de posse na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
- 10h Ato Público de transmissão da Faixa Governamental em frente ao Museu Histórico do Estado do Pará, na Praça Dom Pedro II.
- 15h Ato público de posse no Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, em Marabá.
- 18h30 Ato público de posse no Centro Cultural João Fona, em Santarém.

Governador eleito anuncia mais oito nomes

O governador eleito do Pará, Helder Barbalho, anunciou mais oito nomes para trabalhar em prol do Estado. Graduado em Ciências Contábeis, João Guilherme Macedo assumirá o Departamento de Trânsito do Pará (Detran). Na Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) ficará o atual deputado estadual, José Scaff. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) será comandada pela engenharia agronômica Cleide Martins.

Luciane Silva vai presidir o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). Ela é formada em Gestão de Órgãos Públicos. A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) será comandada pelo advogado Miguel Fortunato.

O administrador Silvio Vizeu assumirá o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev). Márcio Coelho vai assumir a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Ele é bacharel em Direito e em Estatística. Celso Mascarenhas vai comandar o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Ele é graduado em Farmácia Bioquímica.


(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias