plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Um bom banho de ervas para atrair só boas energias em 2019

Chama dinheiro, dinheiro em penca, abre caminho da felicidade, folha da fortuna, manjericão, pataqueira e uirapuru. Na parte onde ficam as ervas na feira do Ver-o-Peso, em Belém, essa é a receita para uma virada de ano cheia de prosperidade. No primeiro

Chama dinheiro, dinheiro em penca, abre caminho da felicidade, folha da fortuna, manjericão, pataqueira e uirapuru. Na parte onde ficam as ervas na feira do Ver-o-Peso, em Belém, essa é a receita para uma virada de ano cheia de prosperidade.

No primeiro dia útil após o feriado do Natal, os nomes populares das ervas que formam o tradicional banho de cheiro do Ano Novo já concentravam a atenção de paraenses e turistas no local.


(Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

Conhecida como ‘Beth Cheirosinha’, a erveira Bernadeth Freire da Costa conta que a procura pelos banhos de cheiro para receber 2019 já iniciaram. Na maioria das vezes, quem se dirige à barraca de número 27 vai em busca de mais dinheiro, saúde e de amor para o novo ano. “Tudo isso tem no ‘cheiroso’ do ano novo!”.

Para que o banho tenha o efeito esperado, Beth ensina que primeiro é preciso tomar o banho do descarrego, para eliminar as energias negativas. Já o atrativo do Ano Novo deve ser tomado na véspera da virada. Para quem quer dar destaque especial à procura por um amor, a erveira tem um banho a mais.


A erveira Patrícia Rego chegou a preparar, de domingo para segunda, 103 kits de banhos (Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

“Depois do descarrego e do cheiroso, é só passar o ‘atrativo do amor’”, ensina. “Quem está solteiro vai achar o seu amor e quem já está casado, vai segurar”. Diante da expectativa por tantas energias positivas, a erveira Patrícia Rego, 43 anos, já preparou, de domingo para segunda-feira, 103 kits de banho de cheiro para vender no Ver-o-Peso.

No conjunto, além do banho do descarrego e do ano novo, vai um incenso para a defumação da casa. “A partir de hoje (ontem) é que as pessoas vão começar a comprar mais para usar no ano novo que é o forte mesmo”, considera. “Para quem vai viajar já pode começar a tomar o banho desde agora”.

CRENÇA

Este é exatamente o caso da autônoma Leonor Braga, 54 anos. Apesar de nascida em Belém, ela mora em São Luís, no Estado do Maranhão, e já separou o banho de cheiro para levar para passar a virada de ano em casa. “O banho do ano novo já vai na bolsa”, contou, durante passeio pelo Ver-o-Peso na companhia do esposo, da filha e de uma sobrinha. “Eu acredito que o banho de cheiro ajude a atrair boas energias”.


Banho de cheiro já virou tradição (Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

A gastrônoma Tatiana Dal Magro, 35 anos, tratou de garantir o seu banho ainda na quarta-feira (26). Natural de Brasília, ela e o esposo vieram para Belém passar o Natal com a família dele, mas, antes de retornar para casa, ela fez questão de conhecer o tradicional banho de cheiro.

“O meu marido e a minha sogra já tinham me contado, mas a gente também vê na televisão. Então eu vim conhecer”, explicou. “Vale a pena acreditar nessas tradições para que o ano novo venha com tudo de bom. O meu banho eu vou levar para tomar em Brasília”.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias