plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Lixão ocupa parte da Estrada da CDP e traz riscos à saúde das pessoas

A grande quantidade de urubus que se concentram no final da Estrada da CDP, no bairro do Parque Verde, em Belém, adianta a presença de um lixão que já toma conta de parte da pista no local. Além de animais mortos e restos de alimentos, o lixão ainda acumu

A grande quantidade de urubus que se concentram no final da Estrada da CDP, no bairro do Parque Verde, em Belém, adianta a presença de um lixão que já toma conta de parte da pista no local. Além de animais mortos e restos de alimentos, o lixão ainda acumula pneus, carcaça de televisores e até mesmo móveis.

Habituado a passar pelo local, o ajudante de pedreiro Marcos dos Santos, 31 anos, estima que o acúmulo de lixo já se estenda no local por mais de oito anos. A cada vez que os dejetos são retirados, rapidamente outra “montanha” de lixo é formada. “Tem período que fica tanto lixo que os carros quase não conseguem passar pela rua. O lixo chega a tomar metade da rua”, conta, ao reclamar do forte odor que exala do ponto.

Com a grande quantidade de restos de comida e, como relatam os moradores da área, até de animais mortos no local, vários urubus ficam pela área revirando os dejetos. A dona de casa Eliana Damasceno, 33 anos, aponta que os problemas causados pelo lixão ficam ainda mais graves quando se tem criança em casa. “Fica complicado passar com ele (o filho Josafá, de 6 anos) porque é muita sujeira, bicho”, reclama. “Na maior parte do tempo a rua fica fechada de lixo porque demoram muito para vir limpar e ainda tem gente que vem até de outros bairros jogar lixo aqui”.

Além dos urubus e ratos atraídos pelo amontoado de lixo, o risco de criadouro de mosquitos transmissores de doenças como a dengue e a zika é grande. É possível ver pneus, carcaças de televisores, copos plásticos e uma dezena de resíduos que podem gerar o acúmulo de água.

RESPOSTA

Em nota, a Prefeitura de Belém afirma que está atuando para solucionar o problema de descarte irregular de lixo. Diz que a coleta do lixo domiciliar é feita três vezes por semana na porta da casa dos moradores. Diz que a retirada do entulho foi reforçada com mais duas equipes e o terreno na WE 12, recentemente, foi deixado totalmente limpo e recebe recolhimento frequente. Segundo a nota, ações de educação foram iniciadas com moradores e equipes de fiscalização estão atuando com objetivo de combater o descarte irregular de lixo e entulho na via pública.

Estrada

Quantidade de lixo acumulado no final da Estrada do CDP é tão grande que, por vezes, chega a tomar metade da rua, dificultando a passagem dos carros

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias