plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna deste domingo (02)

Grupo Esamaz pula para 25 mil alunos Causou espanto no setor: o Grupo Almeida Gonçalves (Esamaz e FIC), disputando com o poderoso Grupo Kroton, arrematou em leilão judicial, por 315 milhões de reais, com porteira fechada (operações e imóveis) toda a estr

Grupo Esamaz pula para 25 mil alunos

Causou espanto no setor: o Grupo Almeida Gonçalves (Esamaz e FIC), disputando com o poderoso Grupo Kroton, arrematou em leilão judicial, por 315 milhões de reais, com porteira fechada (operações e imóveis) toda a estrutura no Norte da Ulbra- Universidade Luterana do Brasil. Foram quatro instituições de ensino superior com 15 mil alunos. Somados, a Esamaz em Belém, e a FIC, em Redenção, atingem os 25 mil alunos.

Cesamaz - Centro de Ensino Superior da Amazônia

Reinaldo Gonçalves e família devem adotar a marca institucional Cesamaz - Centro de Ensino Superior da Amazônia. Todas as operações serão unificadas com reitoria em Belém. Além de Esamaz e FIC, foram adquiridos três centros universitários: Palmas - o maior do Estado do Tocantins com uma estrutura física de 288 mil metros quadrados -, Manaus e Santarém. Também o Instituto de Educação Superior de Itumbiara, em Goiás. Além de 25 mil alunos, a nova organização abrigará cerca de 1.000 docentes.

Colégio Moderno troca de casa

O centenário Colégio Moderno sairá de seu antigo e tradicional endereço, na Quintino com Gentil. O prédio inteiro, em todos os turnos, foi alugado para o Grupo SER Educacional e passará a ser ocupado integralmente pela Faculdade Maurício de Nassau, já a partir de janeiro de 2019.

Ufra anuncia chegada ao Marajó

A Ufra não irá instalar um campus no Marajó. O protocolo assinado com Faepa e Senar é para o usufruto comum das áreas, justamente para economizar. É uma forma racional de uso das estruturas existentes com cursos da expertise da Ufra. Para custeio, os cursos precisaram de aporte financeiro por meio de emendas parlamentares. Além do ensino, há projetos de pesquisa e extensão para dar respostas e gerar inovação tecnológica aos problemas enfrentados nas cadeias produtivas do Marajó.

Especialização em turismo na UFPA

A Faculdade de Turismo da UFPA lançará, em janeiro que vem, o edital para o curso de especialização em Empreendedorismo e Competitividade em Negócios Turísticos. A iniciativa, já aprovada pelo Conselho Superior da instituição, pretende contribuir para o aperfeiçoamento da visão empresarial do turismo no contexto da sustentabilidade.

Buracos negros na UFPA

Começará amanhã, na UFPA, o V Amazonian Workshop on Black Holes and Analogue Models of Gravity, promoção do Programa de Pós-Graduação em Física da federal. Participarão do evento, além de pesquisadores locais, convidados das universidades de York (Reino Unido), Lisboa e Aveiro (Portugal) e Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (México).

Laranja

Engrenou direto a exportação de concentrado de laranja paraense, via porto de Vila do Conde, para a Holanda. Produto da Zampa, a fábrica de sucos da Citropar, em Capitão Poço.

Laboratório

Bastante adiantadas as negociações. A expansão do lojão do Formosa, na Duque, deve ganhar uma moderna unidade do Laboratório Amaral Costa.

Braz

Nesta quarta, começam as vendas do Quadra Braz Corporate, já com 70% dos espaços comercializados. Será o primeiro prédio comercial na Braz. Com 171 salas em 16 andares e uma loja âncora no térreo. Serão quatro anos de obra.

Internet

O Parque Belém Porto Futuro está sendo todo equipado com fibra ótica, para oferecer gratuitamente wi-fi de qualidade. A obra estará toda concluída no dia 20 de janeiro.

Exame

Belém receberá pela primeira vez o Exame Fórum Amazônia, com palestras e debates sobre a região. Na sexta, no auditório da Faepa, a partir das 8h30.

Leilão

O prédio do INSS que pegou fogo, na esquina da Nazaré com Dr. Moraes, vai a leilão no dia 12 de janeiro. Ainda bem.

24h

O Grupo Líder já está com quatro lojas funcionando 24h: Batista Campos, Doca, Independência e BR-316. Pontos estratégicos da cidade.

Sophos

Acordo: o Colégio Sophos permanecerá no prédio da Governador, no período letivo de 2019, compartilhando espaço com a Fabel.

Paragominas

O Grupo Mateus ficou com 50% da ABL - Área Bruta Locável do Shopping Paricá, em construção em Paragominas. Empreendimento que o Grupo MB Capital promete para o primeiro semestre de 2019.

Castanhal

Em parceria com empresários locais, Márcio Bellesi retoma a obra do Shopping Modelo, em Castanhal. Nova data: Natal de 2019.

Argumento

Amanhã, na pauta do Argumento: o artista plástico Odair Mindello e o presidente do Grêmio Português, Alírio Gonçalves. Às 21h45, na RBA.

Visão

Amanhã, a Visão apresentará um plano de Recuperação Judicial alternativo, mais benéfico para todos os credores pela aceleração dos pagamentos. O plano alternativo está no contexto do aprovado em fevereiro, porém ainda não homologado. Os créditos trabalhistas da Visão começaram a ser pagos, à vista, desde o dia 12.

Moradia

O fim do auxílio-moradia provocou muitos cumprimentos a Nelson Chaves, que sempre combateu esse privilégio. O conselheiro jamais aceitou recebê-lo no TCE.

Mobile

O Unicef oferecerá o apoio e a assistência necessários à Educação, na 7ª edição do Campus Mobile, programa do Instituto Net Claro Embratel.

Economia

Mais de 30 alunos do curso de Economia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, comandados pelos professores Rafael Gumiero e Giliad de Souza, visitaram o Banco da Amazônia. Eles viajaram mais de 10h para conhecerem tudo do banco e sobre o FNO.

Arquitetura

A posse do novo diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Luiz de Jesus Dias, e da vice-diretora, Roberta Menezes Rodrigues, ocorrerá amanhã, às 14h30, no auditório da UFPA.

Câncer

A Quadra Engenharia finaliza o novo hospital Cion - Centro Integrado de Oncologia, na Rui Barbosa. Inauguração no primeiro semestre de 2019.

Abaeté

O Banco da Amazônia aprovou um FNO para construção de um lojão do Grupo Líder, em Abaetetuba.

Samba

Para comemorar o Dia Nacional do Samba, que é festejado hoje, a Casa d’ Noca terá programação especial a partir das 17h30. Além da presença de mulatas, vão se apresentar por lá Mariza Black, Lorena Moraes e Flávia Anjos.

Eventos

Débora Goldenberg e Paulinho Morelli assinam o projeto de repaginação do showroom da Donna J, na Pedro Álvares Cabral. O novo visual será apresentado em janeiro, com uma superfesta reunindo a turma da área de eventos.

La Traviata

O Natal Encantado do La Traviata está sendo uma atração à parte nas confraternizações de final de ano. O décor natalino do restaurante teve a coordenação da arquiteta Renata Sbrama.

Búfalo

A Faepa realizará nesta quarta, em sua sede, um café da manhã em torno da Pecuária Paraense, com palestra de Geraldo Borges, presidente da Abraleite.

Restaurante

O empresário José Severino (Status Construções) gostou da condição de restaurateur, além da Famiglia Sicilia Trattoria, que abrirá nesta semana, no Boulevard. Severino pretende expandir sua participação no segmento.

Remédio

Drogarias Globo, organização piauiense, inaugurará loja neste mês, no antigo ponto do Habib’s, na BR, em frente ao Castanheira.

Lançamento

Parceria entre Blue Empreendimentos e ACMX lança o prédio residencial Bariloche, na Magno de Araújo, ao lado do TCM. Serão 80 apartamentos de 80 metros quadrados no sistema de preço de custo.

Fundos

O empresário Adan Coelho está em São Paulo participando do Fórum de Fundos Imobiliários 2018.

É Natal!

O Instituto Felipe Smaldone promoverá nesta terça, no teatro da Estação, o espetáculo “O Cortejo Circense a Caminho da Noite de Natal”. É a festa de encerramento do ano letivo.

Macetes

Antonio Carlos Trindade de Moraes ministrará curso de Atualização da Língua Portuguesa, nesta quarta e quinta, na Universidade Corporativa da ACP.

Sal

O réveillon do Amazônia Atlântico Resort, em Cuiarana, no Sal, terá novidades com ceia assinada pela chef carioca Ana Ribeiro. Embalo do DJ Kleber e a tradicional queima de fogos.

DVD

Na quarta e quinta, o Trio Manari, formado por Márcio Jardim, Nazaco Gomes e Kleber “Paturi, contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2018, grava “Sons da Floresta”, o primeiro DVD da carreira. No dia 5, show no “Waldemar Henrique”, às 19h, com entrada gratuita.

Arte

Com o tema “Diversidade Cultural; Arte e Sociedade , Arte e Culturas Populares”, será realizado de quarta a sexta, na UFPA, o Encontro de Arte e Cultura da Região Norte, agora em sua sexta edição.

Feirão

A Prime Residencial sacode o mercado imobiliário com o Feirão da Casa Própria, hoje, em vários pontos da cidade. Com forte máquina de vendas, os empreendimentos Prime são sempre 100% comercializados antes da entrega.

Vinil

Belém dispõe de um serviço que poucos conhecem. A restauração de toca-discos antigos, com finalização que os transforma em verdadeiras obras de arte, feita por especialistas da Loja do Toca Disco, localizada na Aristides Lobo. No trabalho, inteiramente artesanal, só são utilizadas madeiras nobres como mogno e pau-brasil.

EM ALTA

Imóvel - É visível a retomada do mercado imobiliário. Compras, vendas e lançamentos.
Zen - Monja Coen, Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista de SP, no dia 10 de janeiro, no auditório da Unama.
Voo - Hoje Portões Abertos na Ala-9, antiga Base Aérea de Belém. Paraquedismo, aeromodelismo e exposições.

EM BAIXA

Estação - Não haverá réveillon na Estação, faltou apoio de Simão e os lojistas preferiram investir em almoço especial no 1º dia do ano.
Caiena - O movimento entre Belém e Caiena despencou. Resta um voo semanal, aos domingos, da Azul.
Voo - A cada acidente com avião, em área urbana, lembra-se da pista do Aeroclube, no centro de Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias