plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prática durante a formação é diferencial para o profissional da saúde

O envolvimento em atividades práticas tem grande relevância ao falarmos de Educação Superior. No Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), os estudantes dos sete cursos da área da Saúde encontram oportunidades de exercitar o que aprendem em sala po

O envolvimento em atividades práticas tem grande relevância ao falarmos de Educação Superior. No Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), os estudantes dos sete cursos da área da Saúde encontram oportunidades de exercitar o que aprendem em sala por meio de um número elevado de atividades práticas.

Proporcionar diferentes cenários para aliar o conhecimento teórico ao prático é um dos diferenciais do Cesupa em todos os seus cursos e área da saúde isso vale destaque. Estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia contam com mais de 16 espaços para atuação prática, entre laboratórios, clínicas especializadas e consultórios.

Todos os espaços são projetados para atender as necessidades de cada curso que, desde os primeiros períodos, iniciam as atividades laboratoriais ou práticas. Dessa forma 100% dos alunos atualmente matriculados nos cursos da área da Saúde no Cesupa estão envolvidos em alguma atividade prática.

No curso de enfermagem, as aulas práticas fazem todo o diferencial (Foto: divulgação/Cesupa)

ATENDIMENTOS - 4 unidades de extensão voltadas para a área da Saúde proporcionam a aproximação entre o aluno e paciente. Na Clínica Escola de Fisioterapia, a Clínica Escola de Odontologia, o Laboratório de Análises Clínicas e o Centro de Especialidades Médicas os alunos atendem casos reais, sob a supervisão de um corpo docente especializado para cada área de atendimento. Somados, os atendimentos mensais nas unidades de extensão em saúde do Cesupa passam de 7 mil.

Sempre sob a tutoria de um ou mais professores, as atividades em laboratório e em clínicas são supervisionadas. O contato direcionado a um grupo, muitas vezes, reduzido de alunos, proporciona ao estudante um maior aproveitamento da atividade.

Para a coordenadora da Clínica Escola de Fisioterapia, Rafaela Macêdo, o contato com o paciente possibilita inúmeros ganhos ao aluno. “A aproximação tem importância para o crescimento pessoal e profissional dos alunos. Essa experiência proporciona o envolvimento deles com o compromisso e a ética profissional”, avalia Rafaela.

As unidades de extensão mantidas pelo Cesupa aproximam a comunidade local ao oferecer serviços de atendimento aos moradores da Região Metropolitana de Belém (RMB). Vivenciando diferentes realidades, os alunos são estimulados a desenvolver uma consciência crítica da sociedade, motivando a criação de ações, propostas, projetos e pesquisas científicas que podem resultar na transformação dos cenários locais.

EXPERIÊNCIAS - Determinados cursos de saúde do Cesupa também contam com atividades desenvolvidas fora da instituição. Para isso, são ofertadas disciplinas em que a prática é exercida junto aos cerca de 20 parceiros. Nesse cenário, os alunos passam a atuar em Unidades Básicas de Saúde, hospitais de referência em Belém como o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, instituições como o Preventório Santa Terezinha, Instituto Felipe Smaldone e o Asilo Pão de Santo Antônio, entre outros.

Os estudantes também podem participar de projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (Niej) do Cesupa. Hoje 7 dos 13 projetos mantidos no Niej envolvem cursos de Saúde do Cesupa. O projeto Esse Rio é Minha Rua já atendeu mais de mil moradores de ilhas próximas a Belém em seus oito anos de existência. Atualmente o projeto envolve 60 estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia em atendimentos na Ilha Igarapé Cachoeira, no município de Acará.

Fernnanda Pinho teve o Esse Rio é Minha Rua como principal motivo de escolha pelo Cesupa. No 9º período do curso de Odontologia, Fernnanda atua hoje como coordenadora do projeto. “Sinto que, de alguma forma, eu e todos do projeto acrescentamos, ao menos um pouco, no desenvolvimento de cada pessoa da comunidade. Poder levar o que eu aprendo e aplicar na comunidade de forma voluntária é muito, muito gratificante”, conta a estudante.

O CESUPA - Genuinamente paraense, o Cesupa tem 28 anos de existência no cenário da Educação Superior local. Comprometido com os princípios de qualidade e de contemporaneidade, o Cesupa oferta, em suas diferentes unidades pela cidade de Belém, cursos de graduação, pós-graduação, residência médica e multiprofissional e também mestrados.

(Com informações do Cesupa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias