plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Avanços do mercado exigem novo perfil de formação profissional

A transformação do mercado de trabalho vem sendo observada ao longo dos anos e, agora, os profissionais são requisitados de maneiras diferentes das do século passado. Para renovar a formação na área de negócios em Belém e na Amazônia, o Centro Universitár

A transformação do mercado de trabalho vem sendo observada ao longo dos anos e, agora, os profissionais são requisitados de maneiras diferentes das do século passado. Para renovar a formação na área de negócios em Belém e na Amazônia, o Centro Universitário do Estado do Pará inaugurou a Argo -Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Cesupa.

A Argo é pautada na cultura empreendedora, nas metodologias ativas de aprendizagem e na sinergia com o mercado, com a oferta dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, além dos recém-lançados Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil 4.0.

1ª Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Estado, a Argo permite que o aluno escolha seu caminho na graduação. Na Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Cesupa, o estudante é ligado a uma graduação de origem, cumprindo determinada carga horária de disciplinas obrigatórias, mas tem também tem liberdade para escolher disciplinas eletivas em qualquer um dos outros sete cursos da Argo, além de disciplinas optativas em outros cursos do Cesupa.

Propondo a formação de profissionais aptos a resolver problemas reais do mercado, a Argo aproxima as áreas de conhecimento, permitindo que os alunos ampliem as suas perspectivas. No primeiro semestre deste ano 17 projetos interdisciplinares envolvendo 112 disciplinas foram desenvolvidos na Argo.

CULTURA MAKER - Para um ensino focado na inovação, os professores da Argo estão em constante capacitação. Daí a importância da presença do Cesupa no consórcio STHEM Brasil, formado por mais de 40 Instituições de Ensino Superior brasileiras e a LASPAU - Academic and Programs for the Americas, organização filiada à Universidade de Harvard, dos EUA. O consórcio STHEM Brasil visa a adoção de metodologias e tecnologias de ensino inovadoras que favoreçam o aprendizado dos estudantes.

Parcerias locais e nacionais agregam o conhecimento prático dos alunos da Argo. Somente no 1º semestre de 2018, 31 empresas se tornaram parceiras da Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Cesupa.

O conceito da Cultura Maker, movimento mundial que propõe a concretização de ideias com as próprias mãos, é uma vivência nas atividades da Argo. O Espaço Maker e o Espaço de Inovação são cenários disso. Na filosofia da Argo, o estudante assume o papel de protagonista na própria educação.

Um exemplo é o Hackathon Argo Cesupa, que em 2018 teve edições que resultaram em propostas sobre economia compartilhada e soluções de negócio para o e-commerce, com apresentação de ideias para o mercado local.

Focados em cidades inteligentes, mais de 30 projetos foram apresentados na Feira de Tecnologia e Inovação, dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Ainda na perspectiva maker, o desafio Solucionare, realizado na Odisseia – I Jornada Acadêmica da Argo, fez com que 45 estudantes apresentassem propostas para problemas de seis empresas parceiras da Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Cesupa.

Na Argo, os alunos também têm a oportunidade do semestre acadêmico internacional. A possibilidade é resultado da parceria entre o Cesupa e a Missouri State University (MSU). No semestre internacional, o estudante conta com estudos da Língua Inglesa, liderança e disciplinas específicas nas áreas relacionadas aos cursos da Argo. Ao retornar para o Cesupa, o estudante credita um semestre letivo em seu curso de origem, podendo prosseguir os estudos em Belém sem atrasos.

POR QUE ARGO? – Do mito grego dos argonautas, o nome Argo reflete a reunião de pessoas com diferentes habilidades que, impulsionadas pelo espírito inquieto e desbravador, saíram pelos mares em busca de um tesouro. Assim como a Argo possibilitou que seus tripulantes alcançassem o tesouro que buscavam, a Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Cesupa permite que seus alunos combinem diferentes conhecimentos, preferências e habilidades para explorar juntos novos aprendizados e possibilidades de carreiras.

O CESUPA - Genuinamente paraense, o Cesupa tem 28 anos de existência no cenário da Educação Superior local. Comprometido com os princípios de qualidade e de contemporaneidade, o Cesupa oferta, em suas diferentes unidades pela cidade de Belém, cursos de graduação, pós-graduação, residência médica e multiprofissional e também mestrados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias